O autor:

Matérias:

  • O ovo da Serpente. Por Foch Simão

    O ovo da Serpente. Por Foch Simão

    A estruturação do IBS, Imposto Sobre Bens e Serviços, através de um Comitê Gestor para, em tese, harmonizar as especificidades da operação tributária que envolve Estados e Municípios e suas respectivas instituições fiscais, será uma tarefa hercúlea e provavelmente o início de uma inédita crise tributária. O IBS é uma proposta de reforma tributária que…


  • A idade dos governantes. Por Gaudêncio Torquato

    A idade dos governantes. Por Gaudêncio Torquato

    O tema está na ordem do dia. Deve haver um limite de idade para alguém poder pleitear o cargo de presidente da República? A maioria dos norte-americanos, 78% da população, acha que sim. A polêmica se dá em torno dos traços de senilidade apresentados pelo presidente Joe Biden, por ocasião do debate entre ele e…


  • IMPERDOÁVEIS, INDEFENSÁVEIS. Por Aloisio Nascimento

    IMPERDOÁVEIS, INDEFENSÁVEIS. Por Aloisio Nascimento

    Há pessoas que são imperdoáveis / indefensáveis pelo que fizeram, fazem e pela forma como o fazem: nenhum gesto de solidariedade, arrependimento ou qualquer vestígio de um sentimento que possa redimi-las. Ultimamente, cresceram as barreiras culturais, sociais, étnicas, de gênero e raça que hoje dividem e nos distanciam cada vez mais, gerando ódio e uma…


  • O PAÍS DE FRANCELINO por Aloísio Nascimento

    O PAÍS DE FRANCELINO por Aloísio Nascimento

    Como milhares de nordestinos que migravam para a região sudeste em busca de melhores condições de vida (trabalho, saúde e educação), em 1939 o jovem Francelino deixou a pequena Angical, no Piauí, em direção a Minas Gerais. Em Belo Horizonte, foi professor, advogado, tomou gosto pela política e elegeu-se vereador, deputado federal e senador. Antes…


  • O marqueteiro de El Loco

    O marqueteiro de El Loco

    Na contramão de análises de cientistas políticos e projeções de institutos de pesquisa sobre o resultado do segundo turno da eleição presidencial na Argentina, penso ser pouco provável que Javier Milei consiga a votação necessária para comandar o país vizinho. Populista de extrema direita conhecido como El Loco, ele justifica o apelido com propostas radicais…