O autor:

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Matérias:

  • Combater o etarismo é uma tarefa de todos. Por Dimas Ramalho

    Combater o etarismo é uma tarefa de todos. Por Dimas Ramalho

    É um prazer ver a atriz Arlete Salles em cena. No papel das gêmeas Frida e Catarina, duas mulheres com personalidades completamente distintas, a protagonista da novela da Globo não esbanja apenas talento e carisma na televisão. Aos 85 anos e em plena forma, ela também vem conseguindo demolir estereótipos e preconceitos que costumam ser…


  • Diversidade nos sistemas de justiça e de controle externo por Dimas Ramalho

    Diversidade nos sistemas de justiça e de controle externo por Dimas Ramalho

    Comecemos com uma comparação simples, mas reveladora. Segundo o último censo, nada menos que 45,3% dos brasileiros se declaram pardos, enquanto os que se dizem pretos representam 10,2%. Somados, esses dois grupos perfazem a maioria da população –55,5%, algo como 113 milhões de pessoas. A realidade é completamente diferente no ambiente do Judiciário, do Ministério…


  • OS TRIBUNAIS DE CONTAS NAS ELEIÇÕES por Dimas Ramalho

    OS TRIBUNAIS DE CONTAS NAS ELEIÇÕES por Dimas Ramalho

    O fortalecimento da democracia brasileira, por meio de seu rito maior -o voto direto, secreto e universal-, não é missão exclusiva da Justiça Eleitoral, ramo especializado do Judiciário que, essencialmente, concentra funções jurisdicionais, administrativas, normativas e consultivas. Outras instituições públicas, além da própria sociedade civil organizada, ajudam a garantir que a escolha dos representantes políticos…