O autor:

Professor de Contabilidade Financeira e Tributária no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Matérias:

  • O ovo da Serpente. Por Foch Simão

    O ovo da Serpente. Por Foch Simão

    A estruturação do IBS, Imposto Sobre Bens e Serviços, através de um Comitê Gestor para, em tese, harmonizar as especificidades da operação tributária que envolve Estados e Municípios e suas respectivas instituições fiscais, será uma tarefa hercúlea e provavelmente o início de uma inédita crise tributária. O IBS é uma proposta de reforma tributária que…


  • A idade dos governantes. Por Gaudêncio Torquato

    A idade dos governantes. Por Gaudêncio Torquato

    O tema está na ordem do dia. Deve haver um limite de idade para alguém poder pleitear o cargo de presidente da República? A maioria dos norte-americanos, 78% da população, acha que sim. A polêmica se dá em torno dos traços de senilidade apresentados pelo presidente Joe Biden, por ocasião do debate entre ele e…


  • ARRECADAÇÃO AUMENTA, MAS OS GASTOS ESTÃO DESCONTROLADOS. Por Murillo Torelli

    ARRECADAÇÃO AUMENTA, MAS OS GASTOS ESTÃO DESCONTROLADOS. Por Murillo Torelli

    Os números não mentem: a arrecadação de impostos e contribuições federais alcançou R$ 228,873 bilhões em abril, um aumento real de 8,26% em relação a abril de 2023 e um salto impressionante de 19,62% comparado a março. Esse resultado é o melhor da série histórica da Receita Federal para o mês de abril, que começou…


  • Falta equilíbrio na Reforma Tributária. Por Murillo Torelli

    Falta equilíbrio na Reforma Tributária. Por Murillo Torelli

    A Reforma Tributária no Brasil é um tema de extrema importância, especialmente considerando o estado atual das finanças públicas. No entanto, a abordagem atual parece estar distorcida, com foco excessivo na arrecadação e na possível simplificação do sistema, ignorando questões cruciais que deveriam ser avaliadas antes de qualquer mudança significativa na estrutura fiscal do país.…