O autor:

Jornalista

Matérias:

  • As explicações do Ministro Moraes. Por Almir Pazzianotto

    As explicações do Ministro Moraes. Por Almir Pazzianotto

    Devemos ter pelos integrantes do Poder Judiciário respeito sacrossanto,impossível de ser violado. Disse alguém, e com toda a razão, que “a civilização de umpovo se mede pela opinião que se tem da de sua Magistratura”. O jornal Folha de São Paulo publicou nesta semana pesadas acusaçõesdirigidas ao ministro Alexandre Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal…


  • Não corra riscos desnecessários, se não quer ser assaltado. Por Jorge Lordello

    Não corra riscos desnecessários, se não quer ser assaltado. Por Jorge Lordello

    Tenho absoluta certeza de que o leitor conhece a estorinha do “Chapeuzinho Vermelho”! Esse conto de fadas tem origem europeia, no século XIV. Foi baseado em riscos reais de ataques de lobos, que na época eram de fato perigosos predadores. Os contos serviam como advertências de cunho preventivo. Um dia, a mãe da menina preparou…


  • É preciso humanizar o trânsito. Por Ricardo Teixeira

    Vereador Ricardo Teixeira Atualmente, estamos vendo uma escalada de violência no trânsito, seja no aumento do número de acidentes, seja em brigas recorrentes que acabam em mortes. Na região metropolitana de São Paulo, 850 pessoas perderam a vida entre janeiro e maio, o que reflete uma alta de 32% na comparação com o mesmo período…


  • Olimpíadas de Paris 2024: Entre a Magia da Abertura e os Desafios do Evento ao Ar Livre. Por Ricardo Cavalcanti

    Olimpíadas de Paris 2024: Entre a Magia da Abertura e os Desafios do Evento ao Ar Livre. Por Ricardo Cavalcanti

    Muitos especialistas, atletas, intelectuais etc., comentaram sobre a abertura das Olimpíadas em Paris. Vou dar a minha modesta opinião, como alguém que já esteve presente e assistiu a várias aberturas de Olimpíadas pela TV. A primeira discussão é se a abertura de uma Olimpíada deve ser em recinto fechado (estádios, ginásios etc.) ou pela cidade-sede,…


  • Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Por Roberto Livianu

    Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Por Roberto Livianu

    A Carta Maior brasileira conferiu ao tema da publicidade o status de princípio constitucional, conforme expressa o artigo 37, que traduz a essência da transparência esperada dos agentes públicos como regra, sendo a hipótese de sigilo absolutamente excepcional. É verdade que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) agora faz parte de nosso ordenamento…


  • Acreditem, os jogos olímpicos ajudam melhorar a saúde. Por Nabil Ghorayeb

    Acreditem, os jogos olímpicos ajudam melhorar a saúde. Por Nabil Ghorayeb

    Sabemos que os Jogos Olímpicos contribuem e muito para a melhoria da saúde em geral. No seu início, os Jogos Olímpicos eram demonstrações de força física dos soldados mais fortes e ocorriam de tempos em tempos, contribuindo para um período de paz entre os vários povos antigos. Os vitoriosos recebiam uma significativa coroa de louros…


  • Traços do caos na linha do horizonte. Por Gaudêncio Torquato

    Traços do caos na linha do horizonte. Por Gaudêncio Torquato

    Joe Biden, nos EUA, tem dito e repetido que Donald Trump é um mentiroso contumaz. E o republicano, agora com uma bandagem branca sobre uma orelha, torna-se favorito ao pleito de novembro, graças ao atentado de que foi vítima. Produziu uma foto icônica, punho erguido, sangue escorrendo da orelha para as bochechas, com a estética…


  • A publicidade da Publicidade está (quase) morrendo. Por Antoninho Rossini

    A publicidade da Publicidade está (quase) morrendo. Por Antoninho Rossini

    Um dos papas globais da Publicidade, o britânico David Ogilvy, sabia como ninguém cativar e atrair clientes para sua agência, a Ogilvy & Matter. Em décadas de atividade, criou uma rede mundial de comunicação das mais respeitadas. Ao falecer, em 1999, num castelo na França, deixou vasta literatura sobre a atividade que, mesmo com todo…


  • Áreas de risco: a cidade conta hoje com o primeiro Plano Municipal de Redução de Risco de sua história. Por Marcos Monteiro

    Áreas de risco: a cidade conta hoje com o primeiro Plano Municipal de Redução de Risco de sua história. Por Marcos Monteiro

    Dando continuidade às políticas municipais que visam garantir o bem-estar e segurança de todos os paulistanos, publicamos no início deste mês o primeiro Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da história da cidade de São Paulo. Convido todos a participarem da Consulta Pública deste documento tão importante para o desenvolvimento da cidade. O processo…


  • PESADELO EM DACHAU, FÁBRICA DE MATAR PESSOAS. Por Sérgio Barbalho

    PESADELO EM DACHAU, FÁBRICA DE MATAR PESSOAS. Por Sérgio Barbalho

    O que restou daquele campo de extermínio nazista será preservado para sempre – como um alerta. Essa verdadeira memória do horror, que emudece os visitantes, jamais será esquecida e ficará como testemunha desse cenário de violência e atrocidades que vitimou milhares de judeus e prisioneiros políticos durante a II Guerra Mundial. O campo de concentração…


  • Bendita vitória, maldita derrota. Por Nelson Cilo

    Bendita vitória, maldita derrota. Por Nelson Cilo

    Após cerca de 40 anos como repórter esportivo, dei uma pausa neste cenário explosivo para me posicionar, mesmo que casualmente, como observador – cético, digamos assim – das imagens do circo. Agora, gostaria de mostrar a vocês a ótica mais exata do que vejo na mídia considerada xiita, a qual, creio eu, vê a bola…


  • O Brasil cada vez mais próximo de se tornar um narcoestado. Por Cesar Dario

    O Brasil cada vez mais próximo de se tornar um narcoestado. Por Cesar Dario

    Mais um passo para o Brasil se tornar um narcoestado, o paraíso para o traficante e para o tráfico de drogas. Tudo se faz para beneficiar o praticante deste delito, seja na esfera penal, com a aplicação do redutor e de penas insignificantes, seja na esfera processual, pela cada vez maior dificuldade em se apurar…


  • Puerto Madero caboclo. Por Regina Helena de Paiva Ramos

    Puerto Madero caboclo. Por Regina Helena de Paiva Ramos

    Há quase 40 anos, uso a Marginal Pinheiros – sentido Interlagos – para chegar em casa. De uns tempos para cá, vinha observando a movimentação de obras perto da Usina da Traição e, há cerca de um mês, uma agitação maior: tratores em ação, grande volume de terra e separação com tapumes da pista expressa,…


  • O atentado contra Trump demonstra um grave momento na Política Mundial. Por Walter Ciglioni

    O atentado contra Trump demonstra um grave momento na Política Mundial. Por Walter Ciglioni

    Nos Estados Unidos, vários presidentes e candidatos à presidência enfrentaram atentados ao longo da história. Quatro presidentes foram mortos enquanto estavam no cargo: Abraham Lincoln (1865), baleado na cabeça enquanto assistia a uma peça de teatro em Washington D.C.; James Garfield (1881), atingido por um tiro em uma estação de trem em Washington D.C. e…


  • Ah, esse perigoso mundo virtual… Por Marli Gonçalves

    Ah, esse perigoso mundo virtual… Por Marli Gonçalves

    Esse mundo virtual, que funciona fora da realidade, está muito esquisito porque para ele estão sendo transferidas todas as coisas, criando realmente um mundo paralelo onde o que acontece lá vem parar na vida real, criando a maior confusão. Entendeu? Explico. Vejam só. Um exemplo são as traições. Essa semana mesmo soube de um noivado…


  • Aonde você gasta, diariamente, o seu precioso tempo? Por Jorge Lordello

    Aonde você gasta, diariamente, o seu precioso tempo? Por Jorge Lordello

    É notório que tem aumentado, e muito, o número de pessoas com problemas emocionais. Ficou quase comum o uso de remédios tarja preta e o exagero no uso de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas. Comer demais por ansiedade e dificuldade em dormir virou lugar comum; é quase o novo normal. A primeira pergunta, cuja resposta…


  • Criatividade “De jogada em jogada, Sangirardi está na parada…”. Por Sérgio Barbalho

    Criatividade “De jogada em jogada, Sangirardi está na parada…”. Por Sérgio Barbalho

    O famoso “Show de Rádio” marcou a história radiofônica do País. Era uma festa do futebol após cada transmissão de jogos ao vivo. O grupo sempre entrava no ar alguns minutos após o encerramento dos jogos, com suas imitações de jogadores e de personalidades da vida política e artística do Brasil nos anos 1970 e…


  • Cartola que conquistou o mundo foi do céu ao inferno. Por Sérgio Barbalho

    Cartola que conquistou o mundo foi do céu ao inferno. Por Sérgio Barbalho

    É inegável: João Havelange não gostava de repórteres.  Os atendia por imposição do cargo, mas não conseguia esconder seu desagrado. E as fotos deixavam clara essa impaciência.  Como no dia em que, pela primeira vez, eu entrevistei o presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) para o jornal Diário Popular. A foto de Manoel dos…


  • Osmar Santos, de narrador vibrante a pintor de talento. Um artista incomum. Por Sérgio Barbalho

    Osmar Santos, de narrador vibrante a pintor de talento. Um artista incomum. Por Sérgio Barbalho

    Criativo, Osmar ofereceu sempre uma transmissão alegre, emotiva, contagiante, transformando um jogo de futebol em um grande espetáculo. Esta é a história de um garotão do interior que veio tentar a sorte na grande metrópole, transformou-se em “garotinho” das comunicações e personalidade marcante do futebol na maior cidade da América do Sul, sofreu um grave…