Depois de um ano e meio fora por contusão, Neymar voltou a ser convocado pelo técnico Dorival Júnior, da Seleção Brasileira, que sonha em tê-lo em campo na próxima Copa do Mundo de Futebol, que será disputada no ano que vem (2026), em três países: Estados Unidos, México e Canadá. A volta do maior craque do futebol brasileiro dos últimos anos, deixou todo mundo feliz. Os torcedores da Seleção, que sonhavam muito com essa notícia, o técnico Dorival Júnior, que considerava fundamental ter Neymar na Seleção no próximo Mundial porque sentia falta de um jogador com sua qualidade técnica e experiência para comandar o time dentro de campo, e o próprio Neymar, que só decidiu voltar para o Santos, mesmo abrindo mão de milhões de dólares, porque sabia que, jogando por um clube brasileiro, teria muito mais chance de voltar a jogar pela seleção brasileira. Além do craque santista, mais vinte e um jogadores foram chamados. O objetivo do técnico da Seleção, é ganhar os dois jogos programados para esse mês pelas Eliminatórias da Copa (contra Colômbia e Argentina) e garantir desde já uma vaga no próximo mundial organizado pela FIFA.
Confiram agora os nomes que compõem a lista de convocados por Dorival Júnior. Goleiros – Alisson, Bento e Ederson. Laterais – Wenderson e Wesley, para o setor direito e Guilherme Arana, para o esquerdo. Zagueiros – Danilo, Gabriel Magalhães, Léo Diniz, Marquinhos e Murillo. Meio-campistas – André, Bruno Guimarães, Gerson, Joelinton, Matheus Cunha e Neymar. Atacantes – Estevão, João Pedro, Raphinha, Rodrygo, Savinho e Vinícius Júnior. Numa análise fria sobre os nomes chamados, diríamos que no gol, Dorival deixou de lado dois super goleiros que poderiam estar lá: Weverton, do Palmeiras, e Hugo Souza, do Corinthians. Em minha opinião, esse dois são superiores, no momento, aos três que foram chamados. Nas laterais, nada a contestar. Os três chamados são de enorme qualidade. No miolo de zaga, acho que Marquinhos está em queda técnica vertical e já não merece mais estar na seleção. No meio campo, mesmo ainda longe de sua melhor forma, Neymar merecia ser chamado. É o único craque de verdade que o futebol brasileiro ainda possui. Os outros meio campistas também têm nível de seleção e merecem estar lá. Quanto aos atacantes, só tenho dúvidas em relação à presença de Savinho. Na verdade, é um bom jogador, mas certamente há atacantes mais qualificados para ocupar a vaga. De qualquer forma, no geral, foi uma boa convocação de Dorival. Dá para montar um timaço. É só ele usar o esquema tático ideal para aproveitar o melhor de cada jogador que convocou.
A seleção se apresenta na semana do primeiro jogo, que será disputado no dia 20 de março, uma quinta-feira, em Brasília, estádio Mané Garrincha, às 21h45, contra a seleção da Colômbia. Uma equipe que caiu de produção e está em quarto lugar na classificação geral da competição. De qualquer forma, será um jogo difícil, mas que o Brasil tem condições de vencer. O segundo jogo será em Buenos Aires, dia 25 de março, às 21 horas, contra a Argentina. Um clássico do futebol mundial onde tudo pode acontecer (mas já está mais do que na hora de nossa seleção vencer os argentinos fora de casa!). Antes destes jogos, a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas está assim. Em primeiro está a Argentina com 25 pontos ganhos. Em segundo, o Uruguai tem 20. Equador e Colômbia estão com 19, mas o time equatoriano está à frente porque tem uma vitória a mais que seu rival. O Brasil é o quinto colocado com 18 pontos. O Paraguai tem 17. Bolívia,13. Venezuela, 12. Chile, 9 e Peru, 7. Como percebem, dez seleções disputam as Eliminatórias Sul-Americanas. Segundo o regulamento, seis seleções se classificam de forma direta. Mas vai sobrar uma vaga que será disputada num jogo “repescagem” entre o sétimo colocado da América do Sul e uma seleção que a FIFA vai definir. O Brasil ainda terá jogos em junho e setembro (dois por rodada). E para terminar: na lista com 22 convocados, o Flamengo foi o clube que mais cedeu jogadores à seleção: 4.