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Lendo ENSINO MÉDICO: perigo de vida!!! Por Gilberto Natalini
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> Blog > Autores > Autores de G a H > ENSINO MÉDICO: perigo de vida!!! Por Gilberto Natalini
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ENSINO MÉDICO: perigo de vida!!! Por Gilberto Natalini

Gilberto Natalini
Ultima atualização: maio 28, 2025 4:37 pm
Por Gilberto Natalini 4 leitura mínima
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O Brasil possui hoje cerca de 500 mil médicos. A maioria deles concentrada nas grandes cidades, onde existem mais oportunidades de trabalho e maior oferta de serviços e conhecimentos.

O interior do Brasil geralmente carece muito de atendimento médico por ausência de profissionais.

Em 1975 o país tinha 73 Faculdades de Medicina, a maioria delas públicas como a FMUSP ou a Escola Paulista de Medicina, e poucas privadas, como a Santa Casa de São Paulo, porém de excelente qualidade no ensino.

Hoje o Brasil possui cerca de 400 Escolas de Medicina, espalhadas por todo território nacional. Elas formam em torno de 40 mil médicos por ano.

O grande problema identificado é a baixíssima qualidade do ensino médico em grande parte dessas faculdades.

Muitas dessas faculdades não têm hospital escola, e há grande deficiência de professores de medicina,

As mensalidades são pesadas, chegando a 10 e 15 mil reais por mês.

Formam-se médicos sem qualificação adequada para atender os pacientes, deixando a população exposta à incompetência e imprudência no ato médico. Cada dia mais, temos contato com casos escabrosos de erros de diagnóstico e de conduta, praticados por esses “médicos” novos malformados em escolas médicas sem condições de formar bons profissionais, que também são vítimas desse processo.

A causa desse descalabro na Medicina é a brutal comercialização e mercantilização do ensino e da prática médica.

Alguns grandes grupos internacionais de ensino, como por exemplo, a CROTON, se apropriou do ensino superior do Brasil, comprando Universidades e Faculdades e abrindo inúmeras delas, entre essas, Escolas de Medicina.

Esses “cursos” são muitas vezes financiados com verba pública, pelo FIES, e esse dinheiro todo vai parar nos bolsos desses “grupos educacionais”.

O resultado disso é uma péssima qualidade do ensino superior brasileiro, entre eles a medicina, sendo que nesse caso são vidas humanas que estão no centro dessa barbárie educacional.

Diante dessa “catástrofe”, as entidades médicas defendem há tempos o Exame de Proficiência Médica, que avaliaria os formandos de medicina antes de lhes outorgar o diploma profissional, que o autoriza a atender pacientes.

Nunca se conseguiu aprovar isso em lei.

Há um projeto no Senado (que foi barrado nas comissões) e sete projetos na Câmara Federal, propondo esse exame. Alguns há décadas, mas não prosperam.

Os lobbys são intensos e não deixam aprovar.

Agora, depois de toda essa situação calamitosa no ensino e no atendimento médico, que perpassou vários governos, após muita pressão das Entidades Médicas, o governo decidiu criar o ENAMED, que é uma prova para avaliar a qualidade do ensino das “Escolas Médicas” com a finalidade de tomar providências diante do descalabro do nível desse “ensino”.

Mas, tendo em vista a poderosa pressão dos “grupos educacionais” que comercializam o ensino na maioria das Faculdades de Medicina no Brasil, só mesmo uma mobilização das entidades sérias de saúde e da população, poderão obrigar o Governo e o Congresso brasileiro a agir com firmeza para moralizar a formação médica no Brasil.

Em nome da saúde e da vida!

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