O Campeonato Paulista de Futebol será o primeiro torneio da extensa temporada de jogos previstos para os grandes clubes do futebol brasileiro, em especial para os quatro que representam o futebol de nosso Estado (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos).
A primeira rodada do Paulistão 2025 será disputada já no próximo dia 15 de janeiro. Serão oito jogos, com presença de dezesseis clubes, entre os quais algumas novidades curiosas. A Portuguesa de Desportos, por exemplo, depois de algum tempo em péssima fase (quase fechou as portas),estará de volta ao Campeonato Paulista mandando seus jogos em seu conhecido estádio, o Canindé, que recentemente foi todinho reformado pela atual diretoria do clube.
Também a conhecida dupla campineira, Guarani e Ponte Preta, que no Campeonato Brasileiro, foram rebaixados para a Série B, estarão presentes neste torneio. Isso sem nos esquecermos de um antigo gigante do interior paulista, o Noroeste, de Bauru, que depois de algum tempo esquecido, voltará a disputar este tradicional torneio estadual organizado pela Federação Paulista de Futebol.
Como disse, o Paulistão começa no próximo dia 15 de janeiro, uma quarta-feira, e termina no dia 23 de março, quando será disputado o jogo final do mais charmoso Estadual do País. Será um campeonato curto, de apenas 64 dias, mas que, pelos motivos acima expostos, deve agradar em cheio ao público torcedor de nosso Estado.
A FPF dividiu os dezesseis clubes participantes em quatro grupos de quatro. Na Série A estão Corinthians, Internacional, Mirassol e Botafogo SP. Grupo B, Santos, Red Bull, Portuguesa e Guarani. Grupo C – São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Mirassol. Grupo D – Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube. A primeira fase vai de 15 de janeiro até 23 de fevereiro.
Em seguida, vem as quartas-de-final, que serão disputadas em um jogo só (na casa do time com maior número de pontos conquistados na fase anterior). As semifinais estão programadas para dia 9 de março. Finalmente virão os dois jogos decisivos (um no dia 16 de março e outro no dia 27), pelas finais da competição.
O segundo e último jogo, será no estádio do clube que conquistou maior número de pontos durante o campeonato. A primeira rodada terá oito jogos. Vamos a eles: em Campinas, Guarani x Botafogo, de Ribeirão Preto. Em Novo Horizonte, Novorizontino x Ponte Preta, de Campinas. Em São Paulo, na Allianz Arena, o Palmeiras vai receber a Portuguesa.
Em Bragança Paulista, o Red Bull vai encarar o Corinthians. Em Rio Claro, o Velo Clube pega o Noroeste, de Bauru. Em Diadema, na Grande São Paulo, o Água Santa encara o São Bernardo. No Morumbi, em São Paulo, o São Paulo terá pela frente o Internacional, de Limeira. E em Santos, no estádio de Vila Belmiro, o Santos vai estrear contra o bom time do Mirassol, da cidade de mesmo nome.
À principio, depois de analisar clube por clube, consideramos Palmeiras e Corinthians os grandes favoritos ao título deste campeonato.
O Verdão porque ganhou os últimos Paulistões e nos últimos dias investiu nada menos do que 187 milhões de reais para contratar dois excelentes atacantes (Paulinho, do Atlético Mineiro) e Facundo Torres. Com eles, o clube de Abel Ferreira deve ficar ainda mais forte ofensivamente e, por consequência, terá muito mais facilidade para fazer seus gols e ganhar seus jogos.
Já o Corinthians foi o clube que terminou de forma mais brilhante o último Brasileirão e, por tabela, deve iniciar a disputa do Campeonato Paulista com muita força e confiança.
Ao contrário, o São Paulo perdeu alguns jogadores e não se reforçou convenientemente, e o Santos, que ainda não reforçou seu elenco, não parece em condições de chegar ao título estadual na atual temporada. Talvez surjam algumas surpresas do interior, como foi o caso do Mirassol no ano passado, mas, ainda assim, se estamos falando de título paulista, preferimos nos resumir a esses dois grandes clubes que citei, Palmeiras e Corinthians.
Acredito mesmo que, um deles, vai levantar a Taça, porque, neste momento, são os times com maior potencial técnico para chegar lá. Pelo menos, em minha opinião.