Poucas pessoas se deram conta disso, mas todos nós nos comunicamos com nada menos do que três mundos distintos. Para que vivamos bem, em harmonia, é necessário mantê-los também em harmonia. São estes os TRÊS MUNDOS DA COMUNICAÇÃO:
O MUNDO EXTERIOR, onde se dá a chamada COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL, isto é, a comunicação que se mantém com todas as outras pessoas. Essa comunicação se subdivide em três áreas: familiar, social e profissional.
A COMUNICAÇÃO FAMILIAR trata de nosso relacionamento no lar: cônjuges (A propósito: essa palavra é um substantivo sobrecomum e, por isso, não admite flexão de gênero — nem ela nem seus adjuntos adnominais. Portanto, será sempre o cônjuge, refira-se a homem ou a mulher. O que se pode fazer é explicitar: o cônjuge feminino. Inadmissível, pois, a forma “a” cônjuge — como já tive o desprazer de ver…! Ocorre que esse vocábulo é da mesma categoria do substantivo cadáver. E ninguém diz “a” cadáver…); filhos, pais e demais membros da família — aí incluídos, é evidente, a SS: santa sogra e o QC: querido cunhado…
Cabe, sempre, uma indagação: como você está se comunicando nesse “pedaço” de seu mundo exterior? Não deve ser esquecido que, em qualquer área, a comunicação é uma via de duas mãos. Se não lhe agrada o que está ouvindo, analise bem o que está dizendo!
Quem consegue harmonizar esse delicado campo das relações humanas, já começa bem seu dia de trabalho. Com a tendência de concluí-lo igualmente com êxito.
A COMUNICAÇÃO SOCIAL é a que se desenvolve no meio associativo, do mais restrito ao mais amplo. “O ser humano é um animal gregário”, declarou Sócrates, definindo nossa tendência natural de convívio com nossos semelhantes. Mais recentemente, a frase “nenhum ser humano é uma ilha” passou a sintetizar essa indiscutível realidade. Aliás, basta baixar na Internet os títulos “Associações”, “Sociedades” e “Clubes” para se concluir quão “associativo” é o homem. Aqui o relacionamento é com companheiros de clubes e entidades de classe, confrades de academias e de confrarias, irmãos de instituições religiosas e de sociedades iniciáticas, vizinhos, condôminos e por aí afora.
As pesquisas sociométricas, empreendidas pela Laborpsicologia, demonstram o potencial de relacionamento social que uma pessoa apresenta, e que lhe facilita ou dificulta a convivência com seus pares. O índice de relacionamento muito baixo indica um “átomo social”: o indivíduo que não se adapta à vida gregária e se isola dos demais…
Comunicar-se bem socialmente não é difícil. É suficiente observarmos a lição da natureza: termos dois ouvidos e só uma boca deve indicar alguma coisa em comunicação!
A COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL, por fim, é aquela que nos habilita a conseguir o “pão-nosso-de-cada-dia”, bem como nos propicia a realização no campo laboral. Nela, relacionamo-nos com chefes, colegas, subordinados e CLIENTES. Deveria ser uma relação prazerosa (Observaram? é prazerosa e não prazeIrosa, pois o vocábulo primitivo é prazer, não existindo o termo prazeIr…) e sadia. Afinal, passamos a maior parte do tempo na empresa. E tempo é vida! Logo, se não tivermos satisfação no trabalho, não estaremos tendo satisfação na vida!!!
Nenhuma recomendação é necessária para o processo comunicacional com os chefes, não é mesmo? A famosa “Lei do Chefe” diz tudo em apenas três artigos:
Art. 1º. O Chefe tem sempre razão. Art 2º. Quando o chefe não tem razão, aplica-se o art. 1º. Art. 3º. Revogam-se todas as disposições em contrário…
Com colegas e subordinados, é bom lembrar uma antiga advertência: “Trate bem as pessoas que encontrar quando estiver subindo, porque são as mesmas que você vai encontrar quando estiver descendo!”
No tocante ao que se diz, vale reproduzir o que escreveu Frederico II da Prússia em carta a Voltaire: “As palavras ferem mais do que punhais e o modo de dizê-las, mais do que elas próprias”. A sabedoria oriental completa: “Pode-se curar a ferida feita por uma espada: jamais a feita por uma palavra!”
E com o Cliente, como deve ser a comunicação? A melhor e mais atenta possível, pois ele é a única pessoa que pode demitir toda a empresa! O Marketing atual, moderno, responde por dois nomes: Marketing Personalizado ─ em substituição ao primitivo Marketing de Massa ─ e Marketing de Relacionamento ─ em vez do superado Marketing de Ocasião!
COMUNICAÇÃO COM O MUNDO INTERIOR
Esta modalidade responde pelo nome pomposo de COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL, mas, na verdade, é apenas o conhecido “falar sozinho”! Quem é que não o pratica? Eu, por exemplo, tenho o hábito de falar comigo mesmo. E o faço por duas boas razões: a primeira, porque gosto de falar com pessoas inteligentes. A segunda, porque aprecio ouvir pessoas inteligentes… e modestas!
Brincadeira à parte, a verdade é que o que nós nos falamos dirige nossa vida! Segundo Noam Schomsky, somos seres linguísticos, ou seja: tudo o que empreendemos passa pela linguagem! E a linguagem nasce no pensamento! O que são os hipocondríacos senão pessoas que dizem a si mesmas que são portadoras de doenças? De nada adianta os médicos ─ e os exames ─ dizerem ou provarem o contrário: elas sentem até as dores e sintomas das enfermidades
Salomão, em Provérbios, diz:” Como imaginou em sua alma, assim é.” E o profeta Isaías complementa: “Como pensei, assim sucederá, e como determinei assim se efetuará”!
Por isso é essencial que nossa comunicação intrapessoal seja elevada, sadia, otimista! Uma pesquisa demonstrou que são características de todas as pessoas de sucesso: Atitude mental positiva, automotivação, e objetivos e metas definidos! São pessoas que dizem a si mesmas que vão ganhar, quando vão ganhar e quanto vão ganhar! E ganham!!!
COMUNICAÇÃO SUPERIOR
Esta ─ mais sutil, mais sublime, mais quintessenciada ─ é a COMUNICAÇÃO SUPRA-PESSOAL. É a que mantemos ─ ou deveríamos manter ─ com o Plano Superior da Vida, com o Grande Arquiteto do Universo! Para os espiritualistas, DEUS. Para os materialistas, PODER CÓSMICO. Mas, sem dúvida, uma realidade presente na perfeição do universo, na beleza das flores, na leveza das aves e das borboletas, no esplendor da natureza, na complexidade do ser humano!
Esse Poder Universal comunica-se com o Ser Humano o tempo todo, e os que ouvem sua voz sentem-se felizes ─ independentemente de suas diferentes convicções religiosas ─ pois Ele paira acima de todas as convenções humanas! Ele é o Deus que criou os homens e não o Deus que os homens criaram! Sua mensagem chega até nós pela própria Natureza, que “sem linguagem, sem fala” nos comunica a mensagem perene da Vida.
Não são poucas as organizações do mundo corporativo, que iniciam sua jornada de trabalho com momentos de meditação e de elevação espiritual ─ sem que isso signifique culto religioso ─ como forma de otimizar o relacionamento, o comportamento e a comunicação do pessoal. É inegável que o ser humano é uma curiosa simbiose, formada por um componente material, tangível e visível ─ que é o Corpo, o Soma ─ e um componente imaterial, invisível e intangível a que denominamos Psiquê , Alma, Espírito. Descartes, sem embargo de seu Racionalismo Cartesiano, aceitava e declarava essa dualidade.
Por sua vez, a ciência já provou que pessoas que crêem nesse Poder são mais resistentes às enfermidades, curam-se mais rapidamente e se mantêm mais saudáveis, mais equilibradas e mais felizes e que, nessas circunstâncias, o organismo produz a endorfina, substância muito mais poderosa que a morfina, e com propriedades profiláticas e curativas!
A conjunção harmônica desses três mundos produz a Comunicação Ideal: a Comunicação da Vida Integral, para o indivíduo, para a organização de trabalho e para a sociedade!