Claro que os três leitores reclamaram de minha ausência nos últimos meses.
Agradeço e explico:
Aos 81 anos convivo com minhas gratas recordações, falta de novas atividades e, principalmente, da quase inexistência da vida festiva dos meus tempos de publicitário e com algumas passagens pelo jornalismo.
Nessas duas profissões podemos colher lindas histórias. Algumas verdadeiras, algumas … quase verdadeiras, e muitas inventadas, que depois de algum tempo, tornam-se verdadeiras.
Conto uma das passagens mais engraçadas dos tempos de Editora Abril.
As revistas da Abril eram muito conceituadas com circulações pagas enormes e muita credibilidade junto aos leitores e anunciantes.
Havia mesmo uma guerra entre os anunciantes pelas melhores posições nas revistas e a mais disputada era a 4ª capa que, por diversos motivos, tinha uma frequência enorme de leitores.
Nossa principal revista era VEJA e os anunciantes brigavam por todas as capas do ano. E havia, claro, uma grande disputa interna pela conquista da verba dos anunciantes. Uma briga “familiar” mas que, por vezes, quase chegava às vias de fato.
Cigarros Hilton e Hotéis Hilton eram grandes anunciantes e atendidos por diretorias diferentes. Até que um dia, no planejamento para aquele ano, as equipes informavam quais anunciantes já estavam programados. A equipe que atendia Cigarros Hilton, na maior euforia, já declarava que a 4ª de VEJA já estava vendida para…o Hilton! Da mesma forma, a equipe que atendia Hotéis Hilton, aos berros, garantiam que eles sim, venderam a 4ª capa para o…Hilton.
Foi preciso a intervenção enérgica dos diretores das duas equipes para que tudo não terminasse numa guerra.
E o pior é que passado tanto tempo, não lembro quem ficou com a 4ª capa da VEJA. Cigarros Hilton ou Hotéis Hilton?
Se houver algum sobrevivente daquela época áurea da Editora Abril, conhecedor do final da história, me avise, por favor!
FRASE DE BOTECO
A publicidade pode ser descrita como a ciência de prender a inteligência humana o tempo suficiente para lhe arrancar algum dinheiro.
STEPHEN LEACOCK