Sem dúvida as pessoas perceberam que o estilo de vida sedentário não é saudável em nenhuma idade, e estimular a atividade física e ou esportiva é o ponto de virada para uma longevidade saudável. Mas começar na infância, seguir na adolescência e firmar na idade adulta é o correto? Realmente precisamos esclarecer alguns detalhes que a ciência nos trouxe.
Os detalhes fisiológicos da criança começam por exemplo no estágio de crescimento antes dos 13 ou 14 anos, tanto o coração como os músculos e tendões estão seguindo o protocolo genético de cada ser e não com certeza vamos criar adultos altos, por exemplo com a pratica de basquete ou vôlei, o biótipo vem dos pais & família
Habilidades esportivas são inatas e podem ser estimuladas gradativamente sem exageros e seguindo orientações pediátrica e dos médicos especializados em esporte. Esqueçam dos “suplementos da internet” e principalmente hormônios de crescimento e outros um absurdo que descobrimos serem usados para ganhar altura !!!!!Consultem nutricionista que vai ajudar a terem uma alimentação saudável e benéfica.
A pratica modalidades como “Crossfit ”, musculação ( puxar ferro ) e mesmo aeróbica de alta intensidade em academia não são recomendadas. Tudo tem que ter limites de acordo com a idade e estágio do crescimento físico.
Quanto ao coração e todo aparelho circulatório, com pratica esportiva competitiva federada ou não, nesses mais de 40 anos examinando atletas de todas as idades, constatamos que as adaptações fisiológicas não causam danos em crianças normais, porém se esse garoto tiver algum problema cardiovascular mesmo oculto sem sintomas, com o exercício físico intenso poderá evoluir para complicações médicas mais sérias. Por isso a avaliação cardiológica do esporte e logicamente a ortopédica devem fazer parte do programa esportivo dessa criança. Aliás até para vida esportiva escolar recomendamos que se faça ao menos uma consulta com o pediatra e um eletrocardiograma, com laudo de um cardiologista experiente em esporte para se evitar erros não tão raros ultimamente
Nesse mês da criança lembramos que o exemplo de pais ativos, formam os adultos longevos e saudáveis.
Instagram: @nabilghorayeb