A fanática torcida verde do Palmeiras, que lamenta até agora não ter conquistado o título de tetracampeão paulista contra o Corinthians, vai ter uma nova chance de ver seu time chegar a um título deste nível ainda nesta temporada. Basta que seus jogadores se apliquem o necessário para ganhar a 66 ª edição da Copa Libertadores de América 2025. Esse importante torneio entra agora em sua fase de grupos que já começa nesta semana. O Verdão que participou de vinte e cinco destas Copas, já foi campeão por três vezes, em 1999, 2020 e 2021. Os jogos da primeira rodada desta fase começam nesta terça-feira, dia 1º de abril. E tem sequência na quarta, dia 2 e quinta, dia 3. O Verdão, que está no Grupo G, joga fora, às 19 horas, quinta-feira, em Lima-Peru, contra o Sporting Cristal. Neste jogo, o Palmeiras é o grande favorito. O Sporting é hoje um time bastante limitado e, mesmo em seus domínios, não parece ter nenhuma condição de surpreender a excelente equipe dirigida por Abel Ferreira. Além do Verdão, outro grande clube brasileiro pode chegar ao tetra da Libertadores nesta temporada. Falo do São Paulo, que, como o Palmeiras, também foi tricampeão em 1992, 1993 e 2005. O Tricolor, de Luis Zubeldia, também vai estrear nesta fase de Grupos na quarta-feira, dia 2, às 21h30, contra o perigoso Talleres, de Buenos Aires. Nas últimas vezes que encarou esse adversário fora de casa, o São Paulo não foi bem. Em razão disso, indico o Talleres como o mais provável vencedor do jogo..
Além dos dois clubes citados, mais cinco brasileiros participarão desta fase da Libertadores: Flamengo, Fortaleza, Bahia, Internacional e Botafogo carioca. O Mengão estreia fora de casa, na quinta-feira, às 21h30, contra o Deportivo Tachira, da Venezuela. Mesmo o jogo sendo no campo do adversário, indico o rubro negro carioca como provável vencedor. Motivo: seu time é tecnicamente muito superior ao venezuelano. O Fortaleza, por sua vez, terá o privilégio de estrear em casa contra o Racing, da Argentina. Jogo difícil para o time cearense, mas por ser o mandante, acredito na sua vitória. Bahia e Internacional estão juntos no Grupo F. O Colorado gaúcho tem mais time, mas o tricolor baiano joga em casa. Jogo parelho. Qualquer dos dois pode vencer. O jogo será em Fortaleza, Ceará, às 21h30 de terça-feira, 1º de abril. Finalmente, vamos falar do Botafogo carioca, atual campeão da Libertadores. Ele enfrenta o Universidad de Chile, em Santiago. O alvinegro carioca perdeu jogadores importantes e não conseguiu substituí-los à altura. Em razão disso, terá sérias dificuldades para vencer fora de casa. Talvez possa conseguir um empate, o que já seria bom.
Os clubes brasileiros estão hoje num patamar técnico superior aos demais clubes da América do Sul. Por isso, o normal é que boa parte deles vão conseguir se classificar para a fase dos mata-matas nesta importante disputa. Se for falar em conquista de título, indico dois brasileiros como equipes mais capacitadas para alcançar esse objetivo: Flamengo e Palmeiras. O rubro negro carioca, porque tem excelente treinador (Felipe Luiz) e um elenco muito forte, com sobra de bons jogadores no elenco. Completo, o Mengão é quase imbatível. Por isso, o considero o principal candidato ao título da Libertadores deste ano. Em seguida vem o Palmeiras. Também tem um elenco fantástico (ainda há grandes jogadores que ainda nem estrearam), e um técnico de ponta, o português Abel Ferreira. Junto com o River Plate, da Argentina, ambos serão páreo para o Flamengo. Afora esses três, vejo o Internacional, de Porto Alegre, como candidato sério aos primeiros lugares. Os demais, vão se esforçar para ficar entre os dez primeiros. No que se refere aos outros clubes da América do Sul, aponto o River Plate, da Argentina, como um candidato sério ao título. A Libertadores chega neste ano a sua 66ª edição. Durante sua disputa, 25 clubes conseguiram ganhar esse que é o mais importante título das Américas. O Palmeiras, entre os clubes brasileiros, foi o time que mais vezes disputou essa competição: 25. O clube que mais ganhou a Libertadores desde o seu início, foi o Independiente, da Argentina: 7 vezes. Entre os clubes brasileiros, Palmeiras e São Paulo já são tricampeões. E como curiosidade: o Boca Juniors, da Argentina, que já foi um dos clubes mais fortes e badalados das Américas, não está nesta edição da Libertadores. Caiu tanto de produção, que não participa mais nem da Copa Sul-Americana. Está no fundo do poço!