Este será um meio de semana decisivo e cheio de emoção para o futebol de São Paulo. É que, na quinta-feira próxima, dia 27, às 21h35, Corinthians e Palmeiras entrarão no gramado da Néo Química Arena, em Itaquera, para decidir quem será o campeão paulista da temporada. O time da fiel, por jogar pelo empate, ter a melhor campanha e ainda jogar em casa, entrará em campo como grande favorito. Ao Palmeiras, restará a alternativa de ganhar o jogo no tempo normal (por diferença de no mínimo dois gols), ou então, a decisão irá para os pênaltis (que é uma autência loteria!). Vencer na Arena de Itaquera, na verdade, não nos parece ser uma tarefa muito fácil mesmo para o competente time de Abel Ferreira. Até porque, além das vantagens já enumeradas, o time da fiel ainda contará com mais de 40 mil torcedores no estádio, para empurrá-lo, já que, em nosso Estado, a lei proíbe presença das duas torcidas nos clássicos. Assim, como o regulamento exige, só a torcida do Timão poderá entrar na moderna Néo Química. A Arena de Itaquera, por isso mesmo, certamente estará super lotada (há até possibilidade até de quebra de recorde de público e renda), e esse é mais um detalhe que ceertamente deve ajudar o alvinegro paulista a se impor durante os noventa minutos de jogo onde tentará alcançar o resultado que precisa para colocar as faixas de campeão.
Como informação que julgamos importante, vamos apresentar aqui as campanhas dos dois finailistas do Paulistão 2025. O Corinthians disputou 15 jogos, venceu 11, empatou 3 e só perdeu 1 jogo. Marcou 25 gols, sofreu 13 e tem saldo positivo de 7 gols. O Palmeiras também disputou 15 partidas, venceu 8, empatou 5 e perdeu duas (uma partida a mais do que seu adversário). Marcou 25 gols, sofreu 11 e tem saldo positivo de 14 gols (três a mais do que o time da fiel). Antes deste jogo, o Palmeiras manteve uma invencibilidade de mais de 4 anos contra o Corinthians, dentro ou fora de casa. Foram oito jogos sem perder para seu velho e perigoso adversário, No primeiro turno, fase de grupos do campeonato, houve empate entre os dois clubes, 1 a 1. Mas, no primeiro jogo decisivo, no Allianz Parque, o Verdão perdeu por 1 a 0. A invencibilidade verde caiu naquele momento e a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta e que vai decidir o título paulista ficou com o Corinthians. Por isso, o considero o favorito desta final. E mais. Desde que iniciou seu trabalho no Timão, o técnico argentino Ramón Diaz, jamais perdeu para o Palmeiras. É outro ponto favorável ao time da casa. Há quem argumente que, quem ganhou os últimos três títulos paulistas, foi o Verdão e basta isso paara provar que ele é ainda muito mais eficiente em jogos decisivos como o desta semana.
Aliás, se ganhar o jogo e o título na quinta-feira, o Palmeiras será o primeiro tetracampeão paulista entre todos os clubes que já ganharam esta competição. O único tetra, foi o Paulistano, da capital paulista, que chegou a essa conquista numa época em que o futebol brasileiro ainda estava engatinhando. Esse clube, por sinal, ainda existe, mas fechou seu departamento de futebol há várias décadas. No primeiro jogo das finais do Paulistão 2025, o Corinthians contou com Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Felix Torres e Angileri; José Martinez,Raniele e André Carrillo; Memphis, Yuri Alberto e Romero. Neste jogo final, o argentino Garro, deve ocupar a vaga de Romero, o qie dará ainda mais qualidade técnica ao meio campo corintiano. O Palmeiras disputou a primeira final teve Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Micael e Piquerez. Martinez, Richard Rios e Raphael Veiga; Estevão, Vitor Roque e Facundo. Nesta quinta, o Verdão terá a volta de Mauricio, artilheiro do time, que estava machucado. Ou seja, o Verdão também estará mais forte no seu ataque. Na lateral direita, Marcos Rocha dará espaço para Mayke, que é tão bom quanto o titular. O árbitro da partida será o ainda jovem (tem apenas 26 anos), Matheus Candançan. Tomara ele faça um bom trabalho.