Muitos já sabem, o clima frio realmente preocupa? O que a ciência demonstra, mesmo indivíduos acostumados ao clima de baixas temperaturas têm queda da imunidade pessoal contra as agressões externas dos germes patológicos que nos cercam pelo mundo.
O ar frio e seco, comum nessa época, ao entrar pelas narinas provoca reações de diminuição da resposta defensiva do nosso organismo aos agentes externos facilitando eventuais infecções respiratórias.
Nosso corpo, no frio , reage descarregando nos vasos sanguíneos o conhecido hormônio do estresse ou da luta, a epinefrina (nome cientifico da adrenalina) secretada nas situações de perigo iminente. Seus efeitos instantâneos são conhecidos: aumento dos batimentos cardíacos para mandar mais sangue para os músculos, dilatação dos brônquios para facilitar a respiração, e mais energia para o corpo, pelo aumento da glicose no sangue que será levada para os órgãos mais importantes como cérebro e coração.
O fato positivo de estreitar ou diminuir o diâmetro dos vasos sanguíneos, principalmente da pele, que fica pálida, evitando o esfriamento do sangue e de todos os órgãos do corpo para menos de 36,50C , acaba tendo um efeito colateral ruim, a elevação da pressão arterial, mesmo naqueles indivíduos hipertensos em tratamentos regulares e bem controlados.
Se o indivíduo tiver alguma doença cardiovascular que desconhecia ou em tratamento com sucesso, essa descarga de adrenalina pode desencadear arritmias cardíacas benignas ou mesmo de risco grave, se tiver doença obstrutiva das coronárias por placas de gorduras, o estreitamento pode provocar angina do peito ou infarto do miocárdio, e no cérebro poderá desencadear o acidente vascular cerebral (derrame) ,e mesmo uma piora da insuficiência cardíaca entre outras complicações.
Quando a temperatura do corpo esfria temos várias reações fisiológicas, entre elas uma espécie de adormecimento das nossas defesas, facilitando as infecções pelos vírus e bactérias presentes no ar e na pele, que se multiplicam facilmente, provocando principalmente as doenças respiratórias.
O que se deve fazer é impedir a perda do calor produzido pelo nosso corpo, com roupas convenientes, respirar pelo nariz quando estiver ao ar livre ou fazendo exercícios físicos e assim aquecendo o ar que é respirado.
Vale ressaltar que bebidas quentes são as que verdadeiramente podem aquecer o nosso corpo. As bebidas alcoólicas NÃO AQUECEM NADA… consideramos crença popular essa falsa a sensação de calor sentida ao ingerir alcoólicos causada pelo refluxo ácido do estômago ou mesmo irritação dessas mucosas digestivas.