Quem iria a algum lugar de mototáxi ?
Bem …
É um assunto bem delicado.
Crianças não poderiam ir e idosos não deveriam ir.
Restaria, desta forma, uma fatia bem menor para esta plataforma de trabalho.
De qualquerforma, é evidente que é uma excelente alternativa, bem mais econômica e, diretamente proporcional ao aumento do risco de acidentes … com vítimas.
Segundo alguns, esse serviço já existia na Alemanha desde 1987 e na Bolívia desde 1992.
Temos que ir atrás da história e das respostas que trazem, para assim, se delinear as regras na prestação desse serviço.
No Brasil, algumas fontes afirmam que a modalidade de mototáxi surgiu em 1994, na cidade de Xinguara, interior do Pará.
Outros, dão conta de que o serviço surgiu no Brasil naquele mesmo ano, porém na cidade de Crateús, interior do Ceará.
Coisa que não interessa realmente é onde teve início.
Atibaia, Itu e Ibiúna … são cidades onde o mototáxi deu certo.
Já em São Paulo, um desembargador de Direito Público do TJSP, atendeu um pedido da Prefeitura e determinou que as plataformas se abstenham de prestar os serviços de transporte remunerado de passageiros por motocicletas na cidade de São Paulo.
O magistrado optou ainda, por não aplicar multas, mas considerar crime de desobediência o descumprimento da liminar.
Não posso tirar o mérito da questão, em cidades com esse porte, já que os riscos são intransponíveis.
Evidente que esse tipo de prestação de serviço, apresenta altos riscos, difíceis de contornar e que, por isso mesmo, devem ser cuidadosamente estudados.
Seguros por acidentes e/ou indenizações não estão descartados.
Motos com limitadores de velocidades (tacógrafos), uso obrigatório de capacetes e coletes para os usuários, são algumas das alternativas.
Lembro bem, do cortejo da morte de Tancredo Neves em São Paulo, na Av. Ruben Berta.
Um jornalista implorou a carona a um dos motociclistas do grupo, para conseguir fazer a cobertura do evento, e que de outra forma, seria totalmente impossível.
Ninguém discute a importante necessidade desse serviço.
Deve-se sim, contornar os inúmeros obstáculos que se apresentam, para que seja uma plataforma de trabalho eficiente e segura.
Quanto à utilização de capacete, é com toda a certeza obrigatória, bastando para tal o incremento de toucas descartáveis para cada usuário a fazer uso do acessório.
Mesmo assim … vejo muitas restrições, pelo alto risco e, por outro lado, grandes vantagens em termos de políticas de mobilidade urbana.
Sou motociclista e sei muito bem dos riscos envolvidos nessa modalidade.
Deve ser cuidadosamente estudado.
Gostaria de ver essa nova modalidade em prática e uma nova abertura de empregos.
Fui … e já estou quase chegando.