A lei 12.965/2014 – conhecida como Marco Civil da Internet – demonstra claramente que não há redes sem lei, como terra de ninguém, no nosso Brasil.
Há certa ansiedade de determinados setores da sociedade, em especial no STF, ao falar da necessidade de regulamentar a internet e suas plataformas.
Infelizmente tal urgência denota o medo do novo mundo digital que de forma disruptiva gerou um outro modo de informação, comunicação e livre expressão dos povos e nações, de suas culturas e sociedades de todos os países e paulatina e rapidamente, integrando-os em rede os seres humanos como indivíduos no mundo globalizado.
O impacto que hoje a sociedade humana vivencia – embora de magnitude incomparavelmente maior maior – tem correspondência similar ao da invenção da imprensa por Gutemberg. Na época, houve
uma imediata tradução da Bíblia para línguas nacionais e mesmo que com ferrea censura no que mais traduzir, ainda assim, ensejou reformas e contra reformas que abalaram/destruíram as vigentes estruturas de Poder da idade medieval.
Hoje a era digital não tem limites e com total resistência a censura, traduzimos tudo e todos os livros, compêndios, documentos, pensamentos e palavras sem fronteiras e de toda a humanidade.
“Tudo que é sólido se desmancha no ar … “
A Censura é medo do Futuro. Roberto Freire
Engenheiro Civil
Deixe um comentário
Deixe um comentário