Assunto é da moda, e temos coisas aparentemente boas e até tratamentos médicos incríveis e inacreditáveis. Tudo fica verdadeiro quando aparece na internet!
Como você, um leigo bem informado, pode saber se aquilo que é oferecido está validado pela ciência ou deve ignorar elegantemente? Essa tarefa até para nós médicos e professores de Medicina está crítica. Vai ter algum trabalho sem dúvida, começando por analisar os vídeos e fotos extremamente bem feitos, com simpatia, usando termos incomuns que lembram algo futurista (seria da Marvel Filmes), com nomes bem chamativos como “quântica, integrativa, bioenergética, biomolecular, do DNA” sempre com resultados maravilhosos, praticando curas de parasitas que infestariam microscopicamente o sangue e o intestino (não estamos falando de lombriga ou solitária, lembram delas ?) e incrível até atingindo nosso pâncreas provocando a Diabete.
Anos de estudos e pesquisas sérias estabeleceram bases da Medicina tradicional científica e até as recentes pandemias provocaram estudos sérios das novas vacinas modernas, aliás a única chance de vencer as pandemias de viroses que estão previstas pela OMS e outras entidades médicas mundiais.
Pois é, e as novidades médicas da internet? a recomendação das nossas entidades médicas é a de procurar no site do CFM – Conselho Federal de Medicina ou do Conselho Regional de Medicina (um em cada Estado brasileiro) o dr. fulano de tal e checar se tem CRM e alguma qualificação relacionada ao que ele diz exercer. Não ter especialização não o desqualifica o médico, porém não pode postar que exerce, por exemplo, a Cardiologia, se não tiver o título de especialista em Cardiologia registrado pelo número do RQE no CFM e CRM)
Tratamentos com águas alcalinas, curar os parasitas do sangue, considerar o glúten perigoso para todo ser humano, não tomar leite de vaca, corrigir sua obesidade baseada no seu DNA … não vou chamar de picaretagem na saúde, mas procure se informar nas entidades oficiais ou com seu médico sobre a validade desses tratamentos
A quantidade enorme de “influencer“ entrevistando profissionais famosos de qualquer área, sobre tratamentos da saúde é assustador. Frequentadores de academias e ex – atletas tem a coragem de dar receitas nutricionais e o como uso os hormônios e anabolizantes, sempre com ares de conhecimento profundo! Inacreditável o mundo da internet na área da Saúde. Até certos profissionais da saúde afirmam, sem nunca ter pesquisado, que baixar o colesterol é maligno, que o intestino é o nosso segundo cérebro (pensei, mas não falo nada) e outras aberrações sem nenhuma fundamentação científica.
@nabilghorayeb