É assustador presenciar o aumento dos casos de tumores malignos entre a população, e em idades cada vez mais precoces.
Como médico, tenho me deparado todos os dias com pacientes portadores de neoplasias, em números cada vez maiores.
As estatísticas científicas também demonstram o aumento preocupante dos casos.
Os tumores de colón, de próstata, de mama, entre muitos outros, tem sido os mais frequentes.
Em nosso voluntariado médico no Cangaíba, que esse ano faz 50 anos, é difícil o sábado que não me deparo com 2 e até 3 casos novos de câncer.
Muitas pessoas, inclusive médicos, têm usado o argumento que o diagnóstico mais fácil é o responsável por esse aumento de casos.
Sim! O diagnóstico e o rastreamento das neoplasias melhoraram muito.
Mas é certeza que só isso não justifica a explosão do número de casos.
Sabemos há tempo que os tumores têm fatores genéticos determinantes que podem atingir as pessoas, grupos familiares e até populações. Isso é fato comprovado.
Tenho convicção que os hábitos de vida e a poluição ambiental estão causando essa “epidemia tumoral”.
A alimentação está impregnada de agrotóxicos, centenas deles, e também de conservantes, ambos, comprovadamente responsáveis por carcinogênese, entre outras patologias.
Podemos afirmar sem exageros que a humanidade tem comido veneno.
O cigarro, e agora o cigarro eletrônico, o álcool, o sedentarismo, o uso indiscriminado de certos remédios, também estão como causas etiológicas.
Além disso, a poluição do ar, da água, do solo, vários modos de produção predatórios, causam aparecimento de tumores por exposição a substâncias cancerígenas.
Assim, todos esses fatores somados podem ser a causa da alta incidência da doença, que presenciamos nos dias atuais.
É claro que a Medicina avançou muito nas orientações preventivas, nos métodos de diagnósticos precoces, nos tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e nas cirurgias oncológicas.
Isso tem salvado muitas vidas.
Mas é preciso ir fundo nas causas etiológicas da epidemia atual de tumores, e combatê-las, no interesse da saúde e da vida.
Porém, a constatação do enorme aumento de casos de câncer, e a correlação com seus fatores causais são muito importantes para combatermos e revertermos essa trágica realidade.