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Lendo NRF 2025: IA precisa de integração para alcançar melhores experiências de compras. Por Luis Ramos
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NRF 2025: IA precisa de integração para alcançar melhores experiências de compras. Por Luis Ramos

Redação
Ultima atualização: fevereiro 6, 2025 11:34 am
Por Redação 5 leitura mínima
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Imagine um cenário em que você está buscando uma peça de roupa para um show amanhã. Com um simples comando de voz, seu dispositivo busca opções alinhadas ao seu estilo, orçamento e evento, apresentando alternativas de compra personalizadas, com melhores preços e datas de entrega. Parece futurista, mas essa experiência já está muito próxima, graças às tecnologias que estão remodelando o setor varejista e que foram apresentadas durante a NRF Big Show 2025, a maior feira de varejo do mundo.

A 114° edição do evento, que foi realizada em Nova York, nos Estados Unidos, trouxe uma visão de como o varejo deve seguir inovando à medida em que os consumidores buscam identificação com as marcas e experiências únicas de compra. As tendências apontadas no evento já são comprovadas em diferentes pesquisas. De acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 64% dos varejistas querem investir mais em transformação digital e 88% deles irão destinar recursos para venda on-line. Além disso, estudo da Opinion Box concluiu que 86% dos consumidores acreditam que a tecnologia contribui no processo de compra.
 

Nesse cenário, a NRF reuniu especialistas de todo o mundo, que apontaram a hiperpersonalização como uma das maiores estratégias para que varejistas se destaquem no setor, indo muito além da recomendação de produtos.

Com o uso de tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, visão computacional, chatbots e Realidade Aumentada, é possível elevar a performance dos varejistas, alavancando interações baseadas no comportamento e nas preferências individuais dos consumidores. Isso faz com que cada cliente se sinta único, incentivando a fidelidade e fortalecendo a credibilidade da marca. Não à toa, um estudo da McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas das empresas, e 76% ficam frustrados quando isso não ocorre. Além disso, a mesma pesquisa aponta que a hiperpersonalização pode gerar um aumento médio de 10% a 15% na receita das empresas.

Outro recurso ainda em ascensão, já que muitas marcas ainda não integraram totalmente seus pontos de contatos físicos e digitais, é a omnicanalidade, que proporciona ao cliente ter uma experiência de compra e garantia de entrega independentemente do canal, físico ou on-line, seja aplicativo, site, marketplace ou redes sociais.

Aplicar de forma conjunta a a hiperpersonalização e a omnicanalidade permite que o cliente transite entre esses canais sem rupturas, com uma experiência fluida e informações e interações consistentes em qualquer plataforma. Isso possibilita que os consumidores tenham facilidade e personalização na sua compra, potencializando a fidelização ao fornecer dados valiosos para personalizar promoções, melhorar o mix de produtos e antecipar demandas.

Além disso, a conexão com a IA e análise de dados otimiza a logística ao calcular estoques mais próximos do cliente, reduzindo custos operacionais e agilizando entregas, sendo fundamental também na previsão de demandas, ajustar a produção em tempo real e melhorar o planejamento ao captar tendências de consumo de forma ágil e precisa.

Outro tema em destaque é o autoatendimento no varejo, que está evoluindo rapidamente. Desde o self-checkout até soluções mais sofisticadas, totens interativos e vending machines, essas tecnologias ajudam a reduzir custos e ampliam o atendimento aos consumidores. Ao incorporar análise de dados e recursos de IA, essas ferramentas de autoatendimento se integram à experiência omnichannel e oferecem mais agilidade, facilidade e comodidade, aumentando a conveniência para o consumidor.

Exemplos dessa tecnologia incluem o “Click and Collect” do Magazine Luiza, que possibilita ao cliente comprar on-line e retirar na loja física, ou as soluções da Sephora e Renner, que combinam interação física com finalização digital de compras, o que traz experiências fluidas e personalizadas, criando conexões mais fortes entre marcas e consumidores.

No entanto, para que essas múltiplas soluções avancem e os lojistas possam, de fato, extrair o seu potencial, o integrador é o ponto estratégico, identificando e moldando as soluções mais adequadas às necessidades de cada negócio para uma jornada evolutiva efetiva.

O futuro já chegou no setor varejista e investir em tecnologias estratégicas garante não apenas mais vendas, mas também clientes fiéis em um mercado cada vez mais competitivo. Seja para a peça de roupa para ida ao show do dia seguinte ou qualquer outra necessidade, a tecnologia está transformando desejos em realidade e oferecendo uma experiência de compra verdadeiramente inovadora. Que comprar se torne cada vez mais fácil!

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