Estamos nos aproximando rapidamente de uma eleição municipal, ou seja, para prefeitos e vereadores. Gostaria de, nesse artigo, ressaltar a importância de uma eleição municipal. O cidadão mora no município, aonde tem as suas ligações e vida diária, como posto médico, colégio do filho, padaria, clube recreativo etc. O Estado e a Federação estão muito distantes do seu dia a dia. Como dizia Rui Barbosa: “O município é a célula, cujo organismo é a nação.”
Existe uma forte corrente municipalista que entende que o município deve ficar com grande parte da arrecadação e se responsabilizar pela saúde, segurança e educação. Cada município tem os seus problemas, pesando o número de habitantes, o que me parece lógico que administre suas necessidades vivendo diariamente os seus problemas. Como disse, vivemos no município. Aqueles municípios que não têm arrecadação para suportar suas necessidades, estes seriam amparados estadualmente e/ou pelo governo federal.
Em rápidas pinceladas, quis demonstrar ao leitor a importância das eleições municipais. É o prefeito da sua cidade, juntamente com a Câmara Municipal, que vai interferir no seu dia a dia, da taxação do IPTU até pequenas coisas como rodízio do seu carro. Daí a importância da votação consciente e bem pensada. Em um município pequeno, onde todos se conhecem, entendo que a escolha seja mais fácil; agora, em um município de 12 milhões de moradores, a coisa se torna mais complicada.
A eleição para prefeitos e vereadores, no meu entender, é de uma importância superior à daqueles que vão para Brasília, e o eleitor perde o contato. Você certamente cruzará com os prefeitos e vereadores da sua cidade constantemente e terá uma participação ativa na comunidade, se quiser.
Pense, analise e vote naquele que for melhor e que irá interferir no seu dia a dia.
Bom voto.