A filosofia pode ter seu início no período egípcio. E pode ser realmente verdade, pois existem alguns relatos históricos que remontam ao fato de que alguns dos primeiros filósofos gregos, especialmente Tales de Mileto e Pitágoras, teriam realmente não vivido, mas passado uma boa temporada no Egito, onde adquiriram boa parte do seu conhecimento. Trouxeram discussão sobre questões que, no mundo egípcio, já eram discutidas e, no mundo grego, nem se conhecia e nem se sabia da existência. Porém, não podemos, efetivamente, afirmar essa questão. Acredita-se que o primeiro filósofo, segundo Aristóteles, teria sido Tales de Mileto.
A filosofia não é uma obra ou uma criação de uma só pessoa. Na verdade, ela é o verdadeiro existencial inserido em um momento histórico muito pertinente. Alguns historiadores afirmam que o comércio pode ter tido uma relevância, uma importância muito grande para o surgimento da filosofia como nós conhecemos. Antigamente, cada povo tinha sua religião completamente separada, isolada, ou seja, os povos não tinham tanto contato. Conforme o comércio foi se aprimorando, essas aproximações passaram a se intensificar. Antes disso, o contato era feito basicamente por guerra, conflitos. O comércio permitiu que pessoas de diferentes culturas e línguas, diferentes crenças, pudessem dialogar entre si. Então, os gregos começaram a ter contato com outros povos. E as pessoas começaram a tentar encontrar outras explicações, não meramente religiosas e mitológicas. Começaram a encontrar explicações racionais, o que na Filosofia é chamado de superação do discurso mítico, dos mitos pelo Logos, ou seja, o discurso racional. Ou seja, a superação de uma forma de pensar por outra forma de pensar.
Foi um processo o término das explicações míticas, tanto porque era a religião do povo grego na época. A filosofia não veio para acabar de uma vez por todas com a religião e com a crença das pessoas. Alguns historiadores acreditam que Platão foi iniciado em mistérios gregos, de oráculos, e que teve esse encontro místico, especialmente com o mistério de Orfeu. Enfim, não há como afirmar peremptoriamente, mas se esse encontro místico aconteceu, com certeza, mudou sua forma de ver e pensar o mundo.
Portanto, a humanidade tem como grande salto intelectual o início da filosofia. A maioria das pessoas procura a filosofia para encontrar respostas e, às vezes, se frustra, ou quase sempre se frustra. A filosofia não vem para dar respostas; ela vem para ensinar a perguntar. Ela nasce para colocar dúvidas a serem questionadas. Enfim, essa é a função da filosofia. A filosofia nasceu para que sejamos impulsionados a pensar, ou seja, é para isso que ela serve. Se não fosse a filosofia, dificilmente teríamos a evolução que temos hoje na física, na química, na biologia, na sociologia, na antropologia e assim por diante. Nossa função como filósofo é questionar!
Primeiramente, na busca de explicações racionais. Depois, pela existência do que se chamou de elemento primordial. Ele está presente em todas as coisas? Os filósofos pré-socráticos entendiam que estava presente. Para Tales de Mileto, esse elemento é a água, por exemplo. Para Heráclito, é o fogo. Enfim, existem várias teorias sobre o elemento primordial. Então, a filosofia tem início dessa forma!
Sócrates e Platão formaram a base pela qual a filosofia ocidental se desenvolveu. Antes de Sócrates e Platão, por exemplo, não existiam, na filosofia, discussões sobre política, ética, estética, teoria do conhecimento e epistemologia. Portanto, a filosofia teve seu nascimento no mundo pré-socrático e, com Sócrates, Platão e Aristóteles, ela ganha os contornos que nós acreditamos. Como dizia Platão, o verdadeiro filósofo é aquele que se encantou com a Filosofia! Não há um conhecimento humano que possa prescindir da filosofia. É muito importante o ócio para filosofar, para poder ser filósofo, para desenvolver a arte de pensar. Desenvolver o pensamento crítico é fundamental para a formação de uma sociedade melhor. A filosofia é perene, e quando pensamos que ela está solucionada, algo a modifica de uma forma especial e espetacular.
A filosofia nasce das indagações, da necessidade que temos de buscar explicações racionais e não aceitarmos tudo pronto e acabado. Assim sendo, a filosofia nasce com o único intuito, ou seja, nos tirar da zona de conforto, que normalmente é a zona da mediocridade. A zona em que estamos razoavelmente seguros e nada nos incomoda. Por isso, precisamos filosofar para enxergarmos a realidade tal qual ela é.
4o