Estamos convidando colegas médicos e médicas para participarem de uma reunião no dia 03 de junho próximo, onde conversaremos sobre a ciência médica, a prática da medicina, as instituições de saúde e de pesquisa e as ações sobre impactos das Mudanças Climáticas na vida humana.
Já sabemos que vários agravos da saúde ocorrem por ação direta dos fenômenos climáticos extremos sobre as pessoas.
O calor extremo tem adoecido e matado seres humanos. As enchentes das chuvas violentas também causam doenças, como por exemplo a leptospirose, e provocam mortes.
As estiagens prolongadas e as secas severas, causam o stress hídrico, pela baixa humidade do ar e a quebra no fornecimento de água para consumo humano e a agricultura.
A queda da umidade do ar somada à poluição, causa o aumento das doenças respiratórias, que abarrotam os prontos socorros em determinadas épocas.
Além disso, a multiplicação e intensidade das viroses, como a dengue, a febre amarela, as gripes e outras, têm relação direta com os efeitos do aquecimento global.
E ainda as amplas queimadas que destroem biomas e despejam uma enormidade de fumaça/fuligem no ar, também afetam o ambiente que vivemos.
Constatados esses fatos, um número cada vez maior de médicos tem se preocupado e se dedicado a esses assuntos que dizem respeito à prática da medicina.
Assim, nossa reunião é uma necessidade imperiosa para alinharmos ideias e organizarmos ações que impactem na saúde das pessoas.
Estamos convidando colegas preocupados com o tema.
Repetindo: nossa reunião presencial dos Médicos pelo Clima será no dia 03/06/2025, primeira terça-feira de junho, às 19.30h, no 12º andar da Associação Paulista de Medicina, na Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista – SP.
Nós médicos e médicas, nunca nos negamos a participar das boas causas. Essa é mais uma!
Contamos com a presença dos colegas.
Saudações