Estávamos no final do ano, até o Natal havia ficado para trás. A notícia veio no dia 26 de dezembro, em uma noite de quinta-feira. Já passava das 22h e, depois de mais de uma hora de “sabatina”, tive a honra de gravar, ao lado do Prefeito Ricardo Nunes, o anúncio da minha permanência no cargo de Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Cidade de São Paulo.
Durante a conversa, que foi franca e assertiva, recebi do prefeito, de uma das principais metrópoles do mundo, suas avaliações e considerações sobre nossa gestão à frente da SIURB entre os anos de 2021 e 2024. Além disso, colocou na mesa tudo o que espera da equipe da SIURB na nova gestão. Após receber a nova missão e agradecer a confiança depositada em mim e na Secretaria, era hora de dobrar as mangas da camisa e me debruçar sobre os novos desafios.
Olhando para trás, digo com tranquilidade que, com as ações da SIURB, conseguimos levar mais qualidade de vida para os paulistanos. Principalmente nas periferias da Cidade.
Nos últimos quatro anos, entregamos 81 obras em áreas de risco, enquanto que outras 29 serão finalizadas em breve. Mais de 42 mil metros de margens de córregos, galerias e taludes foram recuperados, e outros nove mil estão em andamento. Quando falamos em grandes reservatórios, cinco foram entregues e mais 8 estão com as obras a todo vapor. Embora alguns setores da sociedade insistam em criticar essas ações, seja pelo método de contratação ou pelas soluções adotadas, tenho imenso orgulho de estar à frente de tais intervenções. Elas garantem a segurança de toda a população e melhoram, sobremaneira, o dia-a-dia dos munícipes.
Hoje, a SIURB atua praticamente em todas as áreas da infraestrutura da cidade. No campo da Educação, foram 27 novas escolas entregues, 682 unidades reformadas, cem quadras cobertas, reforma completa de 26 CEUs que nunca tinham passado por obras, além da construção do planetário mais moderno do mundo, instalado dentro do CEU Parelheiros, no extremo sul da Capital. Seguindo as diretrizes do Prefeito, pudemos tirar do papel o maior programa de investimento em unidades escolares da história de São Paulo.
A segurança viária não ficou de fora. Foram 183 obras concluídas em pontes e viadutos, incluindo o centenário Viaduto Santa Ifigênia. Entregamos a nova Avenida Santo Amaro, a ciclopassarela Jornalista Erika Salum e a primeira fase do novo Terminal Itaquera. Retomamos as obras da ligação viária Pirituba-Lapa, além de iniciar as obras do BRT Radial Leste (o primeiro do município), a requalificação de antigos corredores de ônibus, o prolongamento da Avenida Chucri Zaidan e a reforma dos calçadões do Centro.
Agora, chegou a hora de planejar os próximos quatro anos. Nossa missão é, mais uma vez, bater as metas e superar as expectativas dos paulistanos. Apenas para 2025, a previsão de investimento da SIURB é de R$ 3 bilhões, conforme consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pela Câmara Municipal.
Nosso primeiro desafio é compatibilizar o cronograma das obras com os pagamentos, todos os compromissos serão honrados. Com planejamento e responsabilidade, marcas da gestão do Prefeito Ricardo Nunes, não haverá paralisação de obras, tão pouco projetos engavetados.
Já estamos trabalhando para dar celeridade às ações. Hoje, São Paulo conta com o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e com o Plano de Ações do Plano Diretor de Drenagem (PDD). Ambas as iniciativas são de extrema importância, uma vez que padronizam a atuação da SIURB e priorizam as obras, sempre baseadas em aspectos técnicos e objetivos. O PMRR e o PDD já estão em andamento, e serão executados no decorrer dos próximos 16 anos.
Para dar mais agilidade ao atendimento da população, três atas de registro de preço serão contratadas. A primeira, visa intervenções em galerias subterrâneas, como limpeza, inspeção e recuperação. Os estudos apontam a necessidade de contratação das ações para até 376 Km de galerias. As pontes e viadutos também vão ganhar uma ata própria. Nesta gestão, iremos executar serviços pontuais, como reposição de gradil e pintura, por meio de ata, em cerca de 1.193 estruturas. A manutenção dos equipamentos municipais (como praças, postos de saúde e centros esportivos) também estará garantida com a contratação de uma nova ata para os chamados “reparos de 2º escalão”. Todos os equipamentos poderão ser atendidos, e qualquer órgão da administração poderá aderir.
O investimento nas unidades escolares não vai parar. Seis novos CEUs estão em licitação (além de outros dez que estão sendo executados através de PPPs), 17 escolas estão em construção, mais um planetário com tecnologia de ponta será construído (dessa vez na Zona Norte) e as manutenções das escolas existentes continuam. Para as Operações Urbanas, a grande novidade fica por conta do Boulevard JK, na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, e a revitalização da Av. Jorn. Roberto Marinho.
O Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos continua a todo vapor, agora com a inclusão de ações nos túneis de São Paulo. Além de todas as rotinas corriqueiras do Plano, já estamos com 26 inspeções visuais, especiais e de sistemas planejadas para as passagens subterrâneas. Para melhorar ainda mais a mobilidade urbana, vamos tirar do papel a Ponte Graúna-Gaivotas, novas requalificações de corredores, o BRT Aricanduva, e uma extensão intervenção viária e de drenagem que beneficiará toda a região de Santana, na Zona Norte.
Sem dúvida, o planejamento da Secretaria nos permitiu imprimir um novo ritmo nas entregas. Prova disso são nossas ações previstas para os 100 primeiros dias da nova gestão. Até abril, serão 15 obras concluídas, 30 novas obras em andamento e mais 32 licitações publicadas ou concluídas. Tudo isso com seriedade e responsabilidade, seguindo sempre o objetivo de levar para a população mais segurança e qualidade de vida, hoje, e pelos próximos quatro anos.