Conecte-se conosco

Destaques

NOVA CONSTITUIÇÃO REJEITADA por Roberto Freire

Publicado

em

Compartilhar

Sociedade chilena escolhe um caminho que, no meu entender, fortalece o presidente Gabriel Boric, que foi eleito por uma frente ampla democrática de centro esquerda. Houve um pêndulo para a esquerda radicalizada no primeiro projeto de Constituição, então rejeitado. Hoje o projeto radical de direita foi derrotado.

A radicalização dos projetos de Constituição o primeiro a esquerda e este segundo a direita provocaram a insólita permanência da Constituição deixada por Pinochet. Mas no meu entender, tal resultado fortalece o presidente Gabriel Boric e lhe dá condições de retomar a frente de centro esquerda que o elegeu e que é necessária pra governar. Penso que a Concertacion (Democracia Cristã/Socialistas/Sociais-democratas/Radicais e democratas em geral), foi fundamental para a derrota da ditadura pinochetista e transição/consolidação da Democracia, é algo para não se perder de vista nos seus ensinamentos. Aliás foi uma frente política assemelhada a Concertacion que deu a vitória de Gabriel Boric no segundo turno das últimas eleições presidenciais chilenas.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.