Conecte-se conosco

Destaques

MANTER-SE ATIVO NAS DATAS FESTIVAS por Nabil Ghorayeb   

Publicado

em

Compartilhar

Boas Festas e para muitos, sem tempo nem condições para continuar a necessária atividade física regular. Para piorar a situação, o fantasma do ganho de peso nos ronda “sem querer”! Afinal os reencontros voltaram, depois da recessão da pandemia, com força total, uma maravilha sem dúvida.  

Imaginem só, somos esportistas juramentados e não podemos voltar à vida sedentária, ganhar peso e arcar com as negativas consequências médicas conhecidas.

Vamos resolver da melhor maneira sem estresse. Como funciona nosso metabolismo? Ao parar as atividades físicas regulares, a partir de mais ou menos 15 dias já se iniciam os efeitos da perda do condicionamento físico, com certeza tão duramente conseguido. Uma certeza, essa perda de performance é relacionada à capacidade física, pois em relação à prevenção de doenças cardiovasculares as perdas são ainda imperceptíveis, principalmente aos níveis de pressão e metabolismo das gorduras.

Não se preocupem, as pesquisas científicas sobre os efeitos da parada dos exercícios físicos, como por exemplo a corrida de rua, concluíram ter pouca diferença no futuro, se voltar a treinar com regularidade começando do zero.   

Ao voltar aos treinos recomenda-se iniciar no primeiro estágio e gradualmente intensificar o volume e intensidade dos treinos. Por exemplo é aumentar 8 a 10% o que conseguiu fazer (tempo de exercício).

O ideal é ter um personal ou uma assessoria esportiva, que estabeleça com a planilha de retorno.

O resumo é se parou, recomece do zero e não de onde parou! Não precisa de suplementos, muito menos de termogênicos ( todos são proibidos pela ANVISA e por nós cardiologistas ou médicos do esporte pelos danos ao organismo. Perder peso deve ser orientado por médico ou nutricionista, sem prescrição de substâncias de risco para a saúde.

Outros suplementos muito famosos são os energéticos, a base de cafeína e taurina que na verdade não dão nenhuma energia a mais, apenas aumentam o estado de alerta, como se você tomasse duas xicaras de café expresso de uma só vez.

Finalizando vale estimularmos para que não suspendam totalmente seus exercícios, mantenham um mínimo como subir escadas, caminhadas diárias sempre que tiverem oportunidade e passem ÓTIMAS FESTAS DE FIM DE ANO E FELIZ 2024    

  

NABIL GHORAYEB Cardiologista e Médico do Esporte  

Instagram: @nabilghorayeb

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.