Recentemente o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE do governo federal, liberou a divulgação de preços, promoções em anúncios e mídia digital de procedimentos e tratamentos odontológicos deixando o Conselho Federal de Odontologia de mãos atadas para fiscalizar as infrações do Código de Ética na profissão.
Ibrahim Sued jornalista e colunista social muito influente nos meios de comunicação nas décadas passadas, mencionava sempre uma frase inteligente e célebre “DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU E CAVALO NÃO ANDA DE METRO”. Em 2006 uma clínica de implantes dentários começou uma ação de marketing e propagandas nos meios de comunicação oferecendo condução do metro para clínica, orçamentos gratuitos dentre outros benefícios para seus clientes dando muito trabalho para o Conselho Regional de Odontologia coibir suas transgressões éticas contra a população e Classe Odontológica. O esperado aconteceu para aqueles que acreditaram nas promessas divulgadas e procuraram seus serviços, em 2010 esta empresa de falsas ilusões, foi a falência deixando muitos de seus clientes sem o tratamento prometido ou com problemas de tratamentos mal executados.
No Brasil a Odontologia em questão de qualidade não deve nada a nenhum país do mundo com a vantagem de ser muito mais acessível financeiramente pelo fato da desvalorização de nossa moeda perante as outras moedas. A qualidade e custo de um tratamento odontológico é diretamente proporcional ao conhecimento, experiência do profissional, equipamentos, experiência da equipe técnica envolvida no tratamento, qualidade dos insumos e materiais utilizados.
Segue aqui um conselho de um profissional com 45 anos de experiência na profissão “Não procure preços para sua Saúde Oral, procure um profissional capacitado e de preferência com indicação de alguém que já realizou tratamentos com ele”. Fuja de promesas milagrosas!
Aonio Genicolo Vieira