Olá, amigos dos ORBISNEWS.
Neste dia 16 de julho, 75 anos atrás, no Mundo da Bola aconteceu o triste episódio que entrou para a história do nosso futebol o “MARACANASSO”.
Dia em que o Brasil perdeu para o Uruguai por 2 a 1, o título do primeiro campeonato Mundial de Seleções após SEGUNDA GUERRA DO MUNDO.
Nesse jogo, vencíamos por 1 a 0, gol de Friaça no primeiro tempo e na segunda etapa, com gols de Schiafino e Giggia viraram para os uruguaios.
Eu era garoto, com 11 anos e meu saudoso pai, o jornalista Flávio Iazzetti, me levou com ele para ver essa partida.
Maracanã lotado: 200 mil pessoas.
Os uruguaios, tinham como capitão o famoso Obdúlio Varella. Um craque raçudo e valente, que deu um tapa no Bigode, nosso lateral esquerdo que “pipocou”. Isso deu mais força ao time uruguaio.
Foi um dia de tristeza nacional e surpresa mundial.
2
Aqui no Brasil, antes mesmo do jogo, políticos estiveram na concentração e fizeram discursos inflamados querendo aparecer. Um deles chegou a dizer, soube-se depois, que ERA A HORA DE VINGARMOS OS PRACINHAS NOSSOS MORTOS ENTERRADOS EM PISTÓIA.
Terminado o jogo, voltando para o hotel o presidente da Fifa disse ao seu secretário, que era triste o ambiente dos torcedores e que ele gostaria de fazer alguma coisa para compensar essa tristeza.
Soube-se que no carro mesmo Otorino lhe disse que estava querendo fazer um campeonato europeu de clubes.
Ainda no carro eles decidiram que fariam então no ano seguinte um Mundial de Clubes, aqui no Brasil.
Foi assim que nasceu o CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES, que foi disputado no Brasil e que para felicidade nossa foi vencido pelo PALMEIRAS.
Mundial de Clubes que torcidas de outros clubes (salvo raríssimas exceções) cantam e dizem: O PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL!!! O PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL !!!
O PALMEIRAS, QUEIRAM O NÃO, NA HISTÓRIA É O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES.
É isso aí !!!
Um abraço.