Conecte-se conosco

Destaques

A CONSPIRAÇÃO DOS SEM-MESADA por José Crespo

Publicado

em

Compartilhar

Esse é o título do livro de ficção política que acabamos de publicar, pela Scortecci Editora / SP.

Trata-se de uma trama ocorrida na província de Xiririca da Serra, muitos anos atrás, envolvendo o Argonauta Diletante, idealista de um mundo melhor, contador de estórias e narrador dessa jornada pelo submundo da política.

Desnuda a cultura de interesses menores, ambições pessoais, deslealdades, corrupção e impunidade que infelizmente prevalecem nos bastidores da administração pública brasileira.

O Argonauta tenta fazer um governo correto e resolutivo, mas é derrubado pelas forças venais que imperam em Xiririca.

Como tinha uma boa imagem popular, seus inteligentes detratores, antes do golpe fatal, orquestraram uma intensa campanha de difamação contra ele, para assassinar sua reputação.

Por uma curiosa analogia, o prefácio dessa obra literária é assinado pelo renomado advogado, delegado e político brasileiro Romeu Tuma Júnior, que traça um paralelo entre o Argonauta e Otelo (de Shakespeare), no sentido de que, diante dessa perniciosa cultura, “ou você faz parte do jogo, ou o jogo acaba com você”.

Os conspiradores, na falta de motivos e provas contra o Argonauta, utilizaram a “técnica” de primeiro apontar o suposto criminoso para somente depois procurar nele algum crime.

Um dos brocardos de Joseph Goebbels, marketeiro nazista, era de que “uma mentira contada mil vezes, vira verdade”. Mas recentemente, um estudo da cientista social Emily Thorson (Boston College), publicado na revista Political Communication, demonstrou que nem necessita ser repetida tantas vezes: acusações falsas a uma pessoa causam o que ela chamou de “ecos de crença”, ou seja, embora o público perceba incoerências no processo, passa a duvidar da idoneidade do acusado… Em outras palavras, o mero fato de alguém ser acusado já o transforma em “suspeito” e, para muitos, condenado.

Esse livro está à venda em São Paulo capital na Livraria Scortecci, à Rua Deputado Lacerda Franco nº 96, em Pinheiros, ou através das plataformas e-book da Amazon Kindle e Google Play.

José Crespo foi deputado estadual pela ALESP durante três mandatos consecutivos e atualmente é presidente do ICPP – Instituto de Cidadania e Políticas públicas.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.