Conecte-se conosco

Destaques

CALOR, POLUIÇÃO, AR SECO COMBINAÇÃO TERRÍVEL por Nabil Ghorayeb

Publicado

em

Compartilhar

Tempos difíceis estamos vivendo, e aqui os problemas do meio ambiente. Não vamos cansar vocês com repetições, mas esse clima extremo, mesmo para nós, que vivemos num país tropical traz preocupações.

Desde as alergias, ´problemas respiratórios do tempo seco, desidratações de crianças e de pessoas com mais de 60 anos  tudo consequência do ressecamento das mucosas (alguns chegam ter sangramentos nasais), ressecamento e coceira da pele e irritação da conjuntiva dos olhos.

Por isso as recomendações de evitar exercícios físicos de qualquer intensidade no período do dia e bem leves depois do pôr do Sol. A pratica esportiva exige sudorese abundante para equilibrar a temperatura corporal durante os exercícios físicos. A baixa umidade ambiental, e insuficiente hidratação podem provocar a perigosa e até letal hipertermia. Ainda ocorre queda de performance, decorrente de dificultosa respiração do ar seco e quente nos esportes ao ar livre.

Bebam água nas atividades físicas e nas perdas de peso até 1,5 a 2 quilos a reposição deve ser de água. Se for maio ou o ambiente estiver muito quente aí entra a reposição por isotônicos que como sabem contém açúcar e sal além de outros suplementos. Os cuidados estão nos rótulos dos isotônicos, só consumir se fizer exercícios e não oferecer para gestantes crianças e cardiopatas. 

Caso perceba qualquer problema na respiração, no ouvido, nariz ou garganta ou arritmias ou dores no peito durante o exercício, suspenda a atividade. Não ultrapasse seus limites. Os banhos devem ser refrescantes

Nos dias mais poluídos, por elevação dos níveis de Dióxido de  Nitrogênio (NO2) dos escapamentos desregulados edo Dióxido de  Enxofre (SO2) produzido pela combustão dos combustíveis com muito enxofre, como o diesel brasileiro, podemos ter fenômenos graves à saúde como piora da hipertensão arterial e significativo aumento de complicações para a Saúde.

NABIL GHORAYEB, cardiologista e médico do esporte

@nabilghorayeb

Continue lendo
1 comentário

1 comentário

  1. Serafim Borges

    novembro 17, 2023 at 6:42 pm

    Muito boa e esclarecedoras informações para a prática de exercícios, sem colocar em riscos à saúde e sim preservá-la, sendo este um dos principais objetivos dos exercícios de modo regular e com orientações!
    Parabéns Mestre !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.