Conecte-se conosco

Saúde

BENEFÍCIOS DO VINHO PARA A SAÚDE BUCAL por Aonio Vieira

Publicado

em

Compartilhar

O consumo de Vinho Tinto leva a níveis mais baixos de colesterol LDL, o que consequentemente tem um efeito positivo sobre o coração. Ele fornece uma rica fonte de antioxidantes que incluem flavonoides e polifenóis, especialmente resveratrol, que é um elemento ativo na prevenção do câncer. Além de ser um excelente antioxidante, o vinho tinto reduz o estresse, melhora a saúde e retarda o envelhecimento devido as suas excelentes propriedades.

Existem muitas variedades de uvas em cores diferentes; há branca, preta, vermelha, verde e amarelo. Entre as suas propriedades nutricionais há açúcares, vitamina A, ácido fólico, vitamina B6 e minerais, como potássio (particularmente a uva preta), enquanto a branca contém uma quantidade moderado de cálcio e de magnésio. Como você pode notar, as uvas são um alimento nutritivo, uma boa razão para comê-las. Além disso, seu suco é usado para fazer vinhos, especialmente natural, que em muitos casos pode herdar os nutrientes das uvas.

Os compostos presentes nas uvas que, ao serem fermentadas em vinho, possuem o benefício de evitar a aparição dos estreptococos e bactérias associadas às cáries, além de serem muito eficazes contra a gengivite por conter polifenóis conforme demonstra o trabalho “Taninos: uma abordagem da química a biologia” do Departamento de Biologia, Área de Botânica, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O Vinho Tinto em especial por conter resveratrol, que é um antioxidante natural, tem uma ação anti-inflamatória em nosso organismo. Este componente pode proteger o nosso corpo de várias doenças causadas pela inflamação.  O vinho tinto contém também um componente chamado quercetina,  que pode prevenir o câncer de pulmão. Estudos realizados pela Harvard Medical School indica uma reduzida ocorrência de cálculos biliares entre os bebedores regulares de uma porção moderada de vinho todos os dias. O Vinho Tinto também reduz a incidência de pedras nos rins quando consumidos com moderação.

Como você acabou de ver, consumir vinho com moderação é um excelente aliado para manter a boa saúde. Está provado que beber vinho traz substâncias benéficas para a saúde, mas se você quiser uma boa qualidade de vida, o melhor é combiná-lo com um estilo de vida saudável, comer uma dieta equilibrada, se exercitar regularmente e fazer uma excelente higiene bucal passando fio dental e escovando os dentes após as refeições principais.

Aonio Genicolo Vieira – Cirurgião dentista

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.