Existem dois tipos de ansiedade, a positiva, que é saudável e gera motivação para a realização de metas e objetivos e a negativa, que causa sofrimento interferindo na qualidade de vida em todas as esferas.
Sim, é possível viver sem a ansiedade patológica, importante começar praticando pequenas atitudes diárias. Aqui vão 5 dicas para te ajudar:
1. Respiração consciente: Quando sentir que tudo está acelerado por dentro, pare e respire fundo. Inspire pelo nariz, segure por 4 segundos e solte lentamente pela boca com se estivesse soprando um catavento. Repita esse processo até perceber que sua pulsação desacelerou.
2. Questione seus pensamentos: A ansiedade adora criar cenários catastróficos. Pergunte a si mesmo: “isso é fato ou suposição?” Esse simples hábito pode te trazer mais clareza. Evite usar a expressão “E Se”, esta gera dúvida. Tenha planos futuros, mas mantenha sua mente no que é possível realizar no momento presente.
3. Pratique esportes: Seja qual for, mexer o corpo ajuda a silenciar a mente. Caminhada, dança, natação ou musculação — escolha algo que te dê prazer. O movimento libera endorfina e reduz o estresse.
4. Diminua estímulos: Excesso de celular, notícias negativas e cafeína só aumentam a ansiedade. Faça pausas digitais e busque atividades que te acalmem.
5. Fale sobre o que sente: Guardar tudo só aumenta o peso. Conversar com um psicólogo ou com alguém de confiança pode ser libertador.
Você não precisa enfrentar tudo sozinho. Com apoio e orientação, é possível viver com mais leveza.