Hoje em dia, comprar uma entrada para um evento é muito diferente do que há 20 anos, por exemplo. De acordo com um estudo realizado pela Mordor Intelligence, empresa de pesquisa de mercado, a venda de ingressos online tende a crescer 120% até 2028. Além disso, o setor deve atingir US$101,94 milhões até 2029. Esse movimento se intensificou nos últimos anos, impulsionado pelo avanço da tecnologia.
A evolução do comércio eletrônico, por sua vez, tem trazido a agilidade e a segurança para o processo de transformação que o mundo vem passando nos últimos tempos. Assim, esperar na fila por dias para comprar um ingresso em uma bilheteria física tem se tornado algo mais distante. Vale reforçar que esse hábito era pouco conveniente para o público e também apresentava desafios para os organizadores, uma vez que era necessário realizar uma boa gestão de vendas e estar atento com o controle de capacidade de pessoas.
Assim, com o advento da internet, as primeiras plataformas online começaram a surgir. A inovação trouxe mais comodidade aos consumidores, permitindo a compra a qualquer hora e lugar. Além disso, essa mudança de hábito evita o desconforto de deslocamento até o local de vendas para descobrir que o ingresso já está indisponível. No entanto, ainda há espaços para melhorias no que diz respeito à segurança das transações e à experiência do usuário.
Diante desse contexto, com o desenvolvimento de tecnologias como a inteligência artificial, os aplicativos se tornaram mais intuitivos, ganhando também recursos de personalização e recomendação de eventos de acordo com o perfil de cada consumidor. As informações, coletadas por meio dos algoritmos, deixaram o processo mais ágil e assertivo. Por sua vez, a consolidação de medidas de segurança aumentou a confiança do público nesse formato.
Um dos principais benefícios da venda de ingressos online é justamente a velocidade com a qual o comprador recebe as informações. Assim, é possível saber rapidamente se ainda há o ticket para o evento desejado, os preços e os assentos disponíveis. Essa otimização causa também um aumento na audiência, fazendo com que mais pessoas tenham acesso, já que é preciso apenas de um smartphone para efetuar esse processo.
Além disso, uma das grandes novidades é a venda de ingressos via chat commerce diretamente no WhatsApp. Agora, o cliente pode comprar ingressos como se estivesse conversando com um amigo, de forma rápida e segura, sem precisar sair do aplicativo. Ele recebe seus ingressos diretamente no chat, além de lembretes sobre o evento, tornando a experiência ainda mais prática e intuitiva.
A integração dos sistemas seguros de pagamento é outro ponto a ser observado. Dessa forma, a partir de alguns cliques, o usuário visualiza diferentes métodos de pagamento, realizando-o na mesma hora. Isso traz maior fluidez para a jornada de compra. Além disso, é possível verificar o tipo de entrega do ticket, se será via e-mail ou se irá precisar ser retirado pessoalmente.
Em suma, as plataformas de vendas de ingressos online modernizaram o setor de eventos e trouxeram mais facilidade e segurança, tanto para os consumidores quanto para os organizadores. A automação desse processo veio para dar mais conforto e acesso ao público, assim como para quem está por trás da operação e organização dos eventos. No entanto, isso não seria possível sem o auxílio da tecnologia, especialmente de soluções de IA. O que antes levava um dia inteiro para ser feito, agora está a poucos cliques de distância.