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Cultura não é acúmulo de conhecimento – por Sorayah Câmara

Confúcio (551- 479 a.C.) foi o mais famoso filósofo e pensador político da China.

Os pensamentos de Confúcio pregavam, por exemplo, a importância da educação para melhorar a sociedade, com destaque à construção do caráter e não apenas o acúmulo de conhecimentos.

A palavra cultura vem da raiz semântica “colore”, que originou o termo em latim cultura, de significados diversos como habitar, cultivar, proteger, honrar com veneração.

Definir o que é cultura é difícil, ela é estudada em várias áreas.

A palavra cultura tem sido utilizada em diferentes sentidos como “mentalidade”, “espírito”, “tradição” e “ideologia”.

Podemos ouvir falar em “cultura política”, “cultura empresarial”, “cultura agrícola” e assim por diante.

Na contemporaneidade existem distintos conceitos de cultura.

Ser culto é saber pensar com espírito crítico constante perante as informações e os acontecimentos da vida.

Não é condição fundamental para uma pessoa ser considerada culta, ter lido muitos livros e ter vários cursos universitários.

O que determina a cultura de uma pessoa é sua acuidade para a análise do cotidiano e do conhecimento.

Ter cultura é estar atento em relação às vicissitudes da vida e desenvolver uma capacidade crítica perante a realidade.

Simplesmente, acumular conhecimento não desenvolve a inteligência e nem a sensibilidade.

O conhecimento deve ser pensado, sentido e “digerido”, assimilado, absorvido, para gerar um indivíduo pleno na sociedade, capaz de fazer escolhas.

Portanto, este cidadão será útil à sociedade.

Para a sociedade adquirir cultura é necessário um projeto de educação que enfatize a qualidade do ensino e não o acúmulo de conhecimento, ou seja, é preciso formar indivíduos e não simplesmente informá-los.

“Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.”
Confúcio (551- 479 a.C.), filósofo chinês.

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