Home / Opinião / Visão País, um pacto social e cívico – por José Guimarães Monforte

Visão País, um pacto social e cívico – por José Guimarães Monforte

Em meu artigo mais recente, procurei listar alguns dos elementos que comporiam essa Visão País, e que serviriam para buscar a convergência da sociedade na direção de um futuro pleno de realizações.

Neste artigo, tento dar mais substância aos enunciados dessa Visão, descrevendo o que deveria ser a compreensão do que se busca obter em cada um deles.

. Recuperação da Cultura Institucional – resgatar a impessoalidade, a responsabilidade e o serviço público acima dos interesses privados e ideológicos. Criar instituições sólidas, resistentes à captura e fundadas na meritocracia e na transparência.

. Educação como projeto nacional – garantir uma formação integral, que prepare não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida em sociedade. Educar para a liberdade, a responsabilidade e o exercício ativo da cidadania.

. Economia  a serviço do desenvolvimento inclusivo – fomentar desenvolvimento inclusivo, inovador e sustentável. Reduzir barreiras estruturais que limitam oportunidades e transformar a economia em motor de desenvolvimento humano, e não apenas estatístico.

. Justiça para todos – acessível, eficiente, e respeito aos direitos fundamentais.

. Coesão Social e Reconstrução do Tecido Cívico – superar polarizações, estimular confiança e senso de pertencimento. Reforçar os valores comuns que unem os brasileiros, criando vínculos de solidariedade e participação ativa. Reduzir a desigualdade sem cair na armadilha da polarização ideológica.

. Posicionamento Global Responsável – protagonizar o uso de energia limpa, sustentabilidade e segurança alimentar. Diplomacia a serviço da cooperação e da paz. Liderança regional conquistada pela legitimidade, não pela imposição.

. Inovação e Futuro – definir as áreas em que o Brasil deseja ser referência mundial, e investir nelas. Transformar potencial em liderança global, com ciência, tecnologia e sustentabilidade no centro do projeto nacional.

. Integridade e Combate à corrupção sistêmica  – Nenhuma ação floresce quando a corrupção se institucionaliza e o crime se infiltra no Estado.

Romper esse ciclo exige reconstruir a cultura institucional baseada em integridade, transparência e responsabilidade. A corrupção não é apenas um desvio administrativo: é uma chaga social que desfigura a vida pública, alimenta desigualdades e mina a confiança dos cidadãos em suas instituições. Ao mesmo tempo é um imposto invisível que corrói a economia, encarece obras, drena recursos da saúde e da educação, e desestimula investimentos e inovação.

Combatê-la significa substituir uma cultura de tolerância ao ilícito por uma cultura de integridade, na qual impessoalidade e serviço público prevaleçam sobre privilégios, favorecimentos e captura do Estado.

Esse é o alicerce para que os demais blocos possam florescer.

Uma Visão País não é um programa de governo nem um plano econômico restrito. É um pacto sustentado por valores claros.

O Brasil só será do tamanho dos sonhos de seus cidadãos se esses sonhos forem ditos, compartilhados e organizados.

Que país você gostaria de construir?

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *