Seu filho nasceu genioso, com personalidade forte e você está com dificuldade de lidar?
Veja, nenhuma criança nasce geniosa ou com personalidade forte, ela aprende a se comportar dessa maneira pela ausência de limites desde a primeira infância.
Não rotule, porque de tanto ouvir ela vai acreditar que é geniosa e vai se comportar sempre dessa maneira.
Quando são pequenas e ainda não sabem falar, frente à uma frustração ou quando são contrariadas, fazem birra se jogam no chão com a intenção de chamar a atenção do adulto.
Importante que o adulto ensine como deve se comportar, caso contrário a criança vai repetir esse comportamento inadequado até que seja ensinada.
Quando criança está controlada pela raiva ela não vai conseguir te ouvir, portanto ajude-a a se acalmar para depois ensinar como deve se comportar.
Valide o sentimento da criança: Eu sei que você está frustrada, mas essa não é uma boa maneira para dizer isso.
Sempre use um tom de autoridade, um tom firme de voz, mas sem gritar.
O grito não educa, ao contrário, assusta e neste momento é acionado “um alarme interno” dizendo que está em perigo, a criança sentirá medo e educar através de ameaças ou pelo medo não vai preparar a criança para a vida. Explique e oriente, assim estará ensinando como deve se comportar.
Não permita que a criança vença pelo cansaço muito menos que eleve o tom de voz para um adulto.
Coloque sempre regras claras, o que pode e o que não pode fazer e reforce sua autoridade dentro de casa. Ensine que a criança pode e deve se expressar, desde que feito com respeito e educação, envolva a criança no estabelecimento das regras, lembrando que a palavra final sempre será do adulto.
Respeitando a hierarquia dentro de casa ela vai aprender a respeitar todas as outras pessoas, o contrário é verdadeiro.
@elainesantospsicologa