Recentemente tivemos uma notícia muito importante para a segurança viária: a implantação do projeto piloto da Faixa Azul na cidade de Santo André. O município vai ganhar cinco quilômetros de sinalização de segurança para motocicletas. Sem dúvida, é um avanço para a segurança viária que está expandindo novos horizontes em todo o Brasil.
Eu realizei diversas reuniões com o Secretário de Trânsito e com o Prefeito de Santo André e falamos sobre a experiência da Faixa Azul em São Paulo. Graças a esta troca de ideias, a cidade pode solicitar o pedido de projeto experimental e diminuir as estatísticas de mortes e acidentes graves envolvendo motociclistas.
No dia do evento de anúncio da Faixa Azul em Santo André, eu estive presente, e falei da importância de levarmos o projeto a sério e, principalmente, realizar sempre melhorias adaptando a Faixa Azul para cada cidade. Eu acredito que a Faixa Azul Salva Vidas e é um projeto que tenho o maior orgulho de ter implantado em São Paulo e poder levar a proposta para outras cidades do país.
A moto ainda mata muito na cidade. O aumento do número de motociclistas e de viagens com moto tem expandido progressivamente e temos de prover soluções rápidas e de baixo custo, sem perder a qualidade e a segurança. A Faixa Azul tem demonstrado ser esta resposta que a categoria ansiava há tanto tempo.
Até o final do ano de 2024, a cidade de São Paulo ganhará mais 100 quilômetros de Faixa Azul em um total de 200 km. Já temos muitos outros pedidos em andamento para implantação em outras grandes vias – importantes corredores de motos na cidade.
Eu espero e acredito que em 2025, a gente consiga expandir ainda mais a Faixa Azul Salva Vidas em São Paulo, em Santo André e em outras cidades do país.