Conecte-se conosco

Comunicação

COMUNICAÇÃO E GAFES por Sorayah Câmara

Publicado

em

Compartilhar

A comunicação é uma habilidade essencial em nossas vidas e é uma das principais formas pelas quais nos conectamos com outras pessoas e compreendemos o mundo ao nosso redor.
A linguagem é um dos principais componentes da comunicação, e a sua compreensão é crucial para o nosso desenvolvimento e bem-estar emocional.
A comunicação é considerada uma habilidade social importante pela psicologia que pode proporcionar relacionamentos saudáveis e prevenir conflitos e mal-entendidos.
A comunicação é também eficaz para a saúde mental e a linguagem natural computacional pode ajudar os pesquisadores na análise de sentimentos e avaliar emoções.
Quando nós nos comunicamos, devemos evitar exposição social indevida, necessitamos ser coerentes e dizer apenas o que podemos sustentar; ser honesto com o seu público e com si próprio; praticar a virtude da humildade, isto é, evitar fazer comparações em detrimento do outro; dizer não ao preconceito; ter senso de justiça; praticar a empatia, a virtude máxima para a boa comunicação; praticar a clareza em suas falas para não cometer a injustiça da generalização; ser comprometido com a sua liderança, ou seja, um líder serve de exemplo para os seguidores; ser leal aos seus princípios que é a base para a prática de todos os outros elementos citados.
Ou seja, as palavras em destaque em cada um dos itens são virtudes, práticas do bem que, se praticadas com disciplina, podem trazer resultados valiosos.
O excesso de informalidade na comunicação oral pode se tornar um problema sério no dia a dia profissional, ou seja, muitas vezes, a pessoa não sabe diferenciar o que está de acordo com a língua portuguesa.
Por isso, o segredo para uma adequada comunicação é praticar a norma culta na leitura e na escrita.
Consequentemente, o cérebro passará a armazenar os termos corretos e a comunicação oral será mais precisa, fluirá com mais coesão, coerência e, obviamente, menos erros.
Antes de aprendermos a escrever, aprendemos a falar, isto é, o que é absorvido nos primeiros anos da infância também será carregado durante o aprendizado da escrita.
Na verdade, a televisão, a internet e o rádio, importantes emissores de informação, vêm contribuindo para o aumento das gafes.
A comunicação nas mídias sociais é repleta de informalidade, assim como na TV e nas rádios.
É uma linguagem que permite maior aproximação do espectador, mas que deve ser usada com cautela.
Gafe é emissão de palavras que não poderiam ser ditas, mas que, lamentavelmente, foram manifestadas e é inadequada à situação comunicativa (devido à inobservância às regras determinadas socialmente), cuja consequência é a desestabilização do curso da interação e ameaça à face do participante atingido.
Portanto, todos nós estamos sujeitos a cometer gafes, por mais que tenhamos cuidado ao interagir por meio de realização de atos de linguagem verbais e/ou não verbais.

“A comunicação pela metade faz mal.“
Papa Francisco

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.