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IA em RH: uma tendência necessária para a evolução do setor – por Odirley Silva

O mundo corporativo vem introduzindo progressivamente a Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, incluindo Recursos Humanos (RH). De acordo com a publicação “Transformação Digital do RH”, da Think Work, 30% dos profissionais utilizam IA neste setor.

Este cenário destaca como as empresas têm empregado novas tecnologias em RH não apenas para automatizar processos, mas também para gerar resultados escaláveis. Isso porque o setor de Recursos Humanos tem grande potencial para adotar inovações, pois muitos processos burocráticos podem ser otimizados, liberando tempo e recursos para que os profissionais se concentrem em tarefas de maior impacto organizacional.

Aplicação de IA em RH

A IA pode reduzir o tempo de execução de tarefas em 61% e os custos em 49%, de acordo com um estudo da Think Work. Além disso, 32% dos entrevistados acreditam que a IA proporciona uma tomada de decisão mais rápida, enquanto 43% acreditam que ela melhora a qualidade das entregas, de acordo com a mesma pesquisa. Nesse sentido, a otimização do tempo impacta diretamente a disponibilidade dos funcionários para desenvolver processos e agir de forma mais estratégica.

Além disso, as aplicações da Inteligência Artificial podem variar, desde tarefas operacionais, como análise de currículos e documentos, até funções mais estratégicas e complexas. Entre elas, estão a geração de insights sobre funcionários, a identificação de potenciais promoções, desigualdades salariais ou lacunas de competências, bem como a análise de desempenho, a identificação de áreas de melhoria e o monitoramento da retenção e do bem-estar da equipe.

Outro exemplo é o atendimento corporativo personalizado com IA Generativa. Nesse contexto, o “chat” em plataformas profissionais, focado em dúvidas ou esclarecimentos internos da empresa, consolidou-se como uma tendência promissora. Essa interação fluida e natural, diferente dos antigos “chatbots”, é possibilitada pelo uso do Large Language Model (LLM), um modelo avançado de Inteligência Artificial que simula a linguagem humana, tornando as conversas mais íntimas e intuitivas, e promovendo uma experiência mais eficiente e personalizada para os funcionários.

Além das aplicações já conhecidas da Inteligência Artificial em Recursos Humanos, a tendência é que ela também seja utilizada para realizar pesquisas de satisfação interna ou coletar dados específicos, ler sentimentos em e-mails, analisar produtividade e fornecer feedback.

Transparência e legislação

Para o uso corporativo de soluções de IA, a atenção à integridade e à veracidade dos dados é fundamental. Em dezembro de 2024, o Senado Federal aprovou o Marco Regulatório da Inteligência Artificial, que tramita na Câmara dos Deputados. Essa legislação visa garantir que o desenvolvimento e a aplicação da IA ​​sejam transparentes, éticos e seguros.

Quando aprovada, a regulamentação tornará obrigatório o monitoramento dos dados utilizados pelos sistemas de IA, garantindo que estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações e, se necessário, possam ser retirados de circulação de forma eficiente.

O futuro da IA ​​em RH

O futuro da Inteligência Artificial em Recursos Humanos é promissor, visto que as empresas do setor demonstram crescente interesse em adotar essas ferramentas. No entanto, vale sempre reiterar que a IA não foi criada para substituir o capital humano de uma empresa, mas sim para se tornar uma aliada.

Portanto, implementar IA em RH não está isento de desafios. Para enfrentá-los, é essencial investir na capacitação da equipe de Tecnologia da Informação (TI) e dos profissionais que terão acesso a essas ferramentas, além de fomentar uma cultura organizacional focada em tecnologia e análise de dados no ambiente corporativo.

Por fim, contar com uma consultoria especializada também é essencial para garantir que a IA seja aplicada de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada empresa e maximizando os resultados esperados.

Odirley Silva, Gerente de Produto na CXP Brasil.

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