Todos anos no dia 29 de setembro, em todo mundo, é comemorado o Dia Mundial do Coração, para lembrar a todos que a boa Saúde Cardíaca do ser humano é uma das condições necessárias para uma vida longa e saudável.
Desde o fim da primeira guerra mundial a média de vida da população foi aumentando e principalmente nos anos seguintes, onde a higiene geral e o advento dos tratamentos das terríveis infecções bacterianas e virais, passamos a viver mais e surgiram as doenças da modernidade:
1. Doenças degenerativas: aquelas que causam deterioração progressiva de células, tecidos ou órgãos ao longo do tempo, as demências como Alzheimer, Doença de Parkinson, Esclerose lateral amiotrófica (ELA).
2. Doenças cardiovasculares: infarto do miocárdio, hipertensão arterial , derrame cerebral (AVC). Nossa vida no celular (controle remoto), com pouco ou nenhum esforço. Temos o chamado hábito de vida sedentário que nos levou a essas doenças crônicas não transmissíveis.
3. Doenças proliferativas: caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células, como o câncer.
Um estudo da OMS – Organização Mundial da Saúde – detectou um fato surpreendente, nos países desenvolvidos do primeiro mundo. Lentamente ocorreu significativa diminuição das doenças crônicas não transmissíveis como infarto e AVC, passando ser primeira causa de morte, o Câncer.
Essa mudança epidemiológica deveu-se a eficiente prevenção das doenças cardiovasculares, com campanhas de qualidade, esclarecimento populacional bem dirigido, resultando nas mudanças de hábitos desde a infância.
Podemos e devemos agir em nossas casas, na nossa família e porque não nos amigos. Formando grupos de atividade física para todas as idades, ensinando os filhos a evitar consumir alimentos não saudáveis, como regra diária e assim por diante. Estimular as atividades físicas escolares e mesmo esportivas em outros ambientes.
Não devemos esperar atitudes dos governantes, vamos tomar as decisões saudáveis e novamente relembrando o Dia Mundial do Coração que ele seja o marco nessa mudança de hábitos
@nabilghorayeb