As Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade seguem com uma programação diversa no mês de abril. Gratuita, a agenda das Oficinas Culturais – Programada Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis – contará com formações, sessões de cinema, show musical e exposição. Confira os destaques por região:
Zona leste
A Oficina Cultural Alfredo Volpi apresenta a exposição “Geoprópolis”, organizada por Arasy Benítez, João Machado e Khadyg Fares. A mostra, aberta até 27/04, é voltada a um panorama da relevância estética, ambiental e socioeconômica das abelhas nativas brasileiras por meio de esculturas, fotos, desenhos com tinta de própolis e montagens feitas com uso da IA (Inteligência Artificial).
A exposição traz obras de João Machado, artista visual e ambientalista que há mais de 10 anos estuda as abelhas nativas sem ferrão do Brasil. Além da mostra, a instalação no jardim da unidade Alfredo Volpi intitulada Arquitetura para Abelhas, feita em cerâmica, pedras e enxame de abelhas da espécie Jataí, a mostra fica completa com uma agenda educativa formada por bate-papo e visitas mediadas para grupos de escolas públicas, saídas para diferentes lugares de Itaquera e regiões vizinhas para o mapeamento urbano de abelhas nativas e oficinas de bombas de sementes. A exposição fica aberta de terça a quinta, das 10h às 21h30, e às sextas e sábados, das 10h às 18h. No final desse texto, fique por dentro da programação das atividades educativas.
Vale lembrar que a Oficina Cultural Alfredo Volpi possui uma área externa com atividades recorrentes de permacultura, tratando da compreensão da ecologia e dos padrões naturais, do uso de energias e do manejo correto dos recursos naturais, criando ambiente sustentável e produtivo. Neste contexto, a instalação Arquitetura para Abelhas – parte da exposição Geoprópolis – passa a compor a coleção de artes do local e a fazer parte do jardim.
Já as pessoas interessadas em artes manuais não podem deixar de participar das atividades Livros esquisitos: encadernação criativa e histórias. Com encontros aos sábados, até 27/04, das 14h às 16h, as oficinas pretendem ensinar os processos artísticos e educativos da produção artesanal de livros para crianças, famílias, educadores e artistas. É necessário se inscrever para cada formação individualmente. Uma das opções é a Oficina Histórias Embaralhadas, no sábado (20), que oferece 15 vagas. Confira as informações sobre as oficinas e inscrições no site das Oficinas Culturais.
Zona noroeste
Além das formações ao longo do mês, entre elas, as de geração de renda para adultos e robótica para crianças e jovens, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano oferece diversas atrações artísticas. No sábado (20), Neto Trindade e a banda Os Vagalumes se apresentam na unidade localizada no bairro Taipas, periferia da zona noroeste de São Paulo, a partir das 16h. O show para todas as idades também vai celebrar o Dia do Disco (20/04), reverenciando a era do disco de vinil.
Centro
Na região central, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a Cia. Artera de Teatro com o espetáculo Bichados, produção focada no personagem William, um ator em crise que completa 45 anos e decide organizar uma festa de aniversário, iniciando reflexões sobre o processo de envelhecimento e a inevitabilidade da finitude entre homens gays. O espetáculo faz uma temporada até 27 de abril, com sessões de quarta a sexta, às 19h30, e aos sábados às 18h. É necessário retirar o ingresso uma hora antes de cada apresentação.
Neste mês também acontece a 3ª edição da A.F.A.G.O – A Feira de Artes Gráficas da Oswald no dia 20/04, sábado, das 10h às 18h. O evento proporciona um espaço de palestras, encontros com artistas gráficos e circulação de artes impressas, além de reunir pesquisadores, gravadores e público admirador em uma troca cultural e de conhecimento. Além da venda de artes gráficas, o público ainda poderá participar de atividades abertas e gratuitas, dentre elas:
O ateliê de portas abertas, das 14h às 16h, em que Edson Pfutzenreuter, professor associado do Instituto de Artes da Unicamp, fará uma demonstração das possibilidades técnicas do uso de um aparelho de controle numérico para produção de xilogravuras, tendo alguns de seus trabalhos como exemplo. Também às 14h tem um papo gráfico: caderno das precisões com Claudio Mubarac, que apresentará obras gráficas desenvolvidas ao longo dos últimos 35 anos; e às 16h acontece um papo gráfico com Cleiri Cardoso, artista e professora, sobre gravura. Todas as atividades são livres e com 20 vagas disponibilizadas em casa uma delas.
Amantes da sétima arte poderão aproveitar a Mostra Kilimanjaro de Cinema em homenagem ao cineasta congolês Dieudo Hamadi. A mostra é composta pela exibição de dois filmes: no dia 27/04, sábado, às 18h, será “Kinshasa Makambo”, longa que aborda pela perspectiva de quatro jovens, a resistência nas ruas de Kinshasa quando Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo, se recusa a renunciar ao poder no final de seu segundo mandato. Ao final desta sessão, o cineasta Hamadi participa de um bate-papo com o público.
E na terça, 30/04, às 19h30, será a vez da obra “Downstream to Kinshasa”, produção focada na Guerra dos Seis Dias (junho de 2000), quando a cidade congolesa de Kisangani foi palco de violência mortal entre os exércitos de Uganda e Ruanda. Mais de 10 mil projéteis explodiram, matando e ferindo milhares. Este foi o primeiro filme congolês a estar em uma seleção oficial no Festival de Cinema de Cannes.
Para mais informações sobre a programação completa de abril, visite o site do Programa Oficinas Culturais.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
EXPOSIÇÃO GEOPRÓPOLIS
Obras de João Machado | Curadoria: Arasy Benítez e Khadyg Fares
Aberta até 27/04, terça a quinta, das 10h às 21h30 | sexta e sábado, das 10h às 18h | Livre
LIVROS ESQUISITOS: ENCADERNAÇÃO CRIATIVA E HISTÓRIAS
Coordenação: Vinicius Airumã e Paulo Oluá
Inscrições abertas até um dia antes de cada atividade – neste link | Vagas:15
Até 27/04, aos sábados, das 14h às 16h | Faixa etária: a partir de 7 anos
————-
Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo
Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|
Sextas e Sábados das 10h às 18h.
Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.
Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
SHOW – OS VAGALUMES E NETO TRINDADE AO VIVO! PROJETO TENDAS CULTURAIS
20/04, sábado, das 16h às 17h30 | Livre
———
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)
Telefone: (11) 3971-3640 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.
No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário
Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
3ª EDIÇÃO A.F.A.G.O. | A FEIRA DE ARTES GRÁFICAS DA OSWALD
Coordenação: Merien Rodrigues.
20/04, sábado, das 10h às 18h | Livre
ESPETÁCULO: BICHADOS
Cia. Artera de Teatro
Até 27/04, quarta a sexta, às 19h30, e sábados às 18h | Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 70 minutos
Lotação: 50 lugares (distribuição de ingressos com uma hora de antecedência)
KILIMANJARO CINEMA: DIEUDO HAMADI, O GIGANTE CINEMA DO CONGO
Coordenação: Marta Gong
– 27/04, sábado, às 18h – filme “Kinshasa Makambo” e após a sessão o cineasta Hamadi participa de um bate-papo com o público;
– 30/04, terça-feira, às 19h30 – filme “Downstream to Kinshasa”.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h30
Lotação: 25 lugares (distribuição de convites com uma hora de antecedência).
————–
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
Poiesis – Coordenação de Comunicação
Carla Regina
Assessoria de Imprensa
Jariza Rugiano
Mariana Lima
Kallany Ruiz