A famosa“dentadura”ainda é uma solução para quem perdeu todos os dentes, opção rápida para que a pessoa possa sorrir novamente e conviver em sociedade sem constrangimento. O único problema é que comer usando dentaduras é parecido como andar em uma corda bamba: você tem de equilibrá-la na boca. Os músculos dos maxilares, dos lábios assim como a língua ajudam a manter a dentadura no lugar.
Toda vez que há perda de elementos dentais, o paciente perde eficiência mastigatória. O usuário de prótese total perde 70% da força mastigatória que tinha antes com os seus dentes, daí a dificuldade para comer certos alimentos. O que segura a dentadura na boca é a tensão superficial da saliva entre as gengivas e a resina. Faça uma experiência: pegue 2 placas de vidro e coloque uma película de água, você vai ver que estas placas ficam grudadas. As pessoas que não tem muita saliva, têm problema para a retenção das dentaduras na boca. O mesmo acontece com aquelas que têm pouca área de rebordo. Nestes casos se faz necessário o uso de fixadores de dentadura para ajudar na retenção, com o inconveniente deste produto ser ingerido junto com a alimentação.
A solução para melhorar a qualidade de vida destas pessoas são os implantes dentários. Os implantes são próteses que visam à substituição das raízes dos dentes. São parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados uma prótese dentária.
A cirurgia de colocação de implante normalmente dura entre 60 a 90 minutos. O ato cirúrgico é muito rápido e simples. Depois de colocado o parafuso é interessante aguardar 4 meses para que haja a cicatrização óssea em torno do parafuso de titânio. A cirurgia é feita normalmentecom anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos odontológicos, como por exemplo, a extração de um dente. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior. Após este período é feita uma reabertura para expor este implante, para que seja feita a prótese sobre ele.
A overdenture é uma prótese total implanto-muco-suportada removível instalada sobre 2 implantes, que oferece não apenas retenção e segurança, mas também restaura a estética, fonética e mastigação. Seu principal objetivo é reabilitar a saúde bucal em todas as suas funções, substituindo os dentes ausentes ou perdidos. Existem dois tipos deste sistema de prótese:
- Overdenture barra-clip. O sistema de fixação barra-clip consiste em um modelo de fixação onde há barras metálicas fixadas ligando um implante ao outro e na estrutura da prótese há pequenos clips de plástico.
- Overdenture O’Ring, caracterizadopor um sistema de encaixe do tipo macho-fêmea similar a colchetes de pressão para vestiário.
Este sistema de prótese devolve 70 % de eficiência mastigatória restaurando a qualidade vida do paciente por um custo benefício bem acessível.