Meados de 1967, entrei na Editora Abril. Na época, era uma empresa poderosa, talvez com mais prestígio do que a TV Globo nos seus melhores momentos.
Em menos de 1 ano fui promovido a Supervisor de Produção Publicitária para chefiar uma equipe, cuja principal obrigação era conferir e aprovar os anúncios de cada revista.
As máquinas operavam 24 horas por dia, ininterruptamente, parando apenas para trocar os cilindros e chapas que imprimiam as revistas. Eu e minha equipe deveríamos estar sempre a postos para conferir os anúncios. E a qualquer hora, pois as máquinas não podiam parar! Não foram poucas as vezes que tivemos de passar madrugadas esperando as cianográficas, como eram chamadas as primeiras provas antes da impressão final.
Certa vez, varei a madrugada. Enquanto não chegavam as provas para revisão, eu passeava pela gráfica que era um espetáculo! Organizada, limpa e sempre a mil por hora. Acabei fazendo grandes amizades e visitava muitos departamentos.
Um que dava grande prazer era a tipografia que ainda operava com linotipos. Uma espécie de máquina datilográfica gigantesca que fundia peças de chumbo gerando as letras que formavam as palavras do texto final enviado pelas redações. Só muito tempo depois é que surgiu a fotocomposição, parente das modernas formas atuais.
Certa madrugada estava eu passeando pela Tipografia e o Moacir, que era o supervisor, me chamou:
– Rubial, está faltando a página de horóscopo na Contigo!
Caraca, o que fazer? Acordar o Diretor de Redação? Os donos, Roberto Civita ou seu irmão Richard, que era responsável pela Gráfica?
– Pô Rubial, não dá tempo! Até acordarem… tem um monte de revistas esperando uma rotativa!
Pensei, pensei e…
– Moacir, xacomigo!
Acostumado a ler horóscopos desde criança, não foi difícil dar uma de Omar Cardoso.
Fui no linotipo e comecei com Áries, por coincidência, meu signo. E tasquei o seguinte texto:
Ariano, cuidado com as falsas amizades. Não desperdice dinheiro. No amor, blá, blá, blá…
Touro, grandes conquistas pela frente. Preste atenção às oportunidades…
E seguia pela ordem dos signos, Gêmeos, Câncer…
A Contigo saiu no prazo, ninguém estranhou – nem o pessoal da redação que esqueceu de fazer o texto.
Taí! Minha confissão depois de 58 anos!
FRASE DE BOTECO
Sai da frente que eu estou passando!
ÁRIES









