Home / Home / Pitágoras é um dos principais filósofos pré-socráticos e um dos grandes pensadores da humanidade – por Sorayah Câmara

Pitágoras é um dos principais filósofos pré-socráticos e um dos grandes pensadores da humanidade – por Sorayah Câmara

Para quem não é tão versado em filosofia, o campo de atuação de Pitágoras (582-497 a.C.), filósofo grego e matemático, é restrito à matemática, justamente devido à importância que ele deu aos números, mas sua importância na própria história da filosofia é ampla.

Ele sempre foi considerado além de um grande pensador, um ser diferenciado dos demais.

Muitos já estudaram o famoso “Teorema de Pitágoras” pelo qual ele é reconhecido por todos.

Ele revolucionou a forma de pensar, pois com esse filósofo grego pré-socrático se inicia uma preocupação maior com questões relacionadas à Metafísica.

Depois, Platão e Aristóteles desenvolve o estudo da Metafísica com mais profundidade.

Pitágoras nascido em Samos, na Jônia, imigrou para a Itália.

A Escola Italiana é comandada por Pitágoras, ele é o grande divisor de águas!

A Escola Italiana se caracteriza por uma visão de mundo mais abstrata, menos voltada para uma explicação naturalista da realidade, prenunciando em certo sentido o surgimento da lógica e da metafísica, sobretudo no que diz respeito aos eleatas.

Escola eleática é uma escola filosófica pré-socrática. Recebeu esse nome em função da cidade Eleia (da antiga Magna Grécia), situada no sul da Itália e local de seu florescimento e beleza.

O número é o elemento básico explicativo da realidade, podendo-se constatar uma proporção em todo o Cosmo, o que explicaria a harmonia do real garantindo o seu equilíbrio.

Pitágoras acreditava na vida após a morte e na reencarnação (metempsicose).

A metempsicose não se restringe à reencarnação humana, mas abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais.

Os Pitagóricos formaram uma verdadeira seita e deram ampla prevalência à linguagem falada em detrimento da escrita.

Milagres ou ao menos elevado poder psíquico são atribuídos a ele.

As coisas acontecem em ciclos e nada é efetivamente novo.

Distinguiam-se dos Órficos pela linguagem não escrita e pela ausência de rituais, usando a razão e a ciência como caminho para a purificação da alma.

Todo o seu pensamento vai ao encontro da ideia de purificação da alma e de uma preparação para a morte.

Ele segue nesta trajetória dos gregos de não temer a morte em si, pois a morte não seria algo ruim, obviamente, desde que você tenha sido uma boa pessoa.

Portanto, a morte não deve ser temida, mas, simplesmente, respeitada.

Pitágoras é mais que um filósofo, ele era uma figura quase mítica.

Empédocles (495 a.C. – 430 a.C.), filósofo pré-socrático, menciona a grandeza de Pitágoras. Ele diz que o filósofo era um homem de um saber sem igual, com um enorme cabedal de conhecimento, um mestre.

Pitágoras não era somente um grande conhecedor de teoria, mas também, de prática.

É muito importante no pensamento dele a busca da racionalidade!

Os seus métodos são eminentemente racionais apesar da mescla entre teoria e prática na sua obra.

Enfim, ele sempre será um crítico de ideias que fujam à razão.

Muitos afirmam que Pitágoras teria conhecido também o Egito e muito dos seus conhecimentos relacionados à morte, relacionados até à questão da moralidade, da matemática, isto é, seu pensamento teria sido adquirido no Egito Antigo.

Não há certeza absoluta sobre essa informação, mas há razoável probabilidade de ser verdadeira.

As principais doutrinas que trabalham com a ideia de reencarnação no Ocidente acreditam que a reencarnação só poderia ocorrer, por exemplo, em corpos de seres humanos em seres humanos.

A Teoria da Metempsicose que vem do Egito Antigo acredita que existam possibilidades do espírito humano reencarnar num corpo de um animal.

E Pitágoras acreditava nessa possibilidade.

Heródoto (485 – 425 a.C.), historiador grego, afirma uma questão bastante interessante sobre a ideia da influência ou não do Egito Antigo no pensamento de Pitágoras, ou seja, os Egípcios foram os primeiros a sustentar a doutrina de que a alma humana é imortal e de que, quando o corpo perece, ela entra em outro animal, que esteja a nascer nesse preciso momento, e de que, quando tiver completado o ciclo das criaturas da terra firme e do mar e do ar, volta a entrar no corpo de um homem que esteja a nascer, e de que seu ciclo completa num período de 3000 anos.

Por isso, o pensamento de Pitágoras era visto como bastante original.

Ele teve vários seguidores, o mais importante foi Empédocles que também acreditava na teoria da reencarnação ou da Metempsicose.

Seus pensamentos eram absolutamente originais e muitos acontecimentos da sua vida contribuíram para que as pessoas vissem nele uma pessoa extraordinária e fora do comum.

Alguns diziam que ele seria capaz de fazer milagres, ou seja, aparecer, ao mesmo tempo, em lugares diferentes, fazer algumas adivinhações futuras, relacionadas ao tempo ou à política apesar dele ser na sua teoria bastante racional.

A vida de Pitágoras está envolta nesta atmosfera de um ser quase divino, diferenciado entre os seres humanos.
Para ele, o número pressupõe ordem e será a partir da ideia do número de ordem que será construída a ideia de universo, a ideia de que até hoje trabalhamos, a ideia de um universo ordenado, isto é, as coisas não acontecem por acaso.

As coisas acontecem por uma grande ordem!

Para alguns, depois do Medievo e até os dias de hoje, não se trabalha com uma ideia de ordem divina, que seria Deus a dar essa ordem.

Outros acreditam que o Universo ou o Cosmo possui uma ordem, uma ordem perfeita com números perfeitos. Portanto, Pitágoras vai ter essa importância muito grande, ou seja, dá uma contribuição ao pensamento científico de que o universo, a terra, todas as coisas possuem uma ordem por meio dos números.

O número 10, número perfeito e a ideia da Tetraktys são muito interessantes porque se originam da ideia de ordem e se acreditava na época, por exemplo, que o canto das sereias era o canto que enfeitiçava os homens, porque era ideia de que era um canto perfeito, um canto que elas cantavam em Tetraktys.

Um tetraktys (em português, tetráctis) (do grego antigo τετρακτύς) ou tétrade, ou também tetráctis da décade é uma representação pitagórica na forma de um triângulo, denominado “triângulo perfeito”.

Tanto que a música tem fundamental importância no pensamento pitagórico, pois traz enorme similitude com a matemática.

Então, por que as sereias conseguiam enfeitiçar os homens? Porque o seu canto era perfeito!

Ou seja, elas cantavam na numeração Tetraktys e era a numeração com base no número 10, número perfeito, o desenho da pirâmide, espécie de pirâmide. Por sinal, muitos acreditavam que essa ideia de Pitágoras não pertencia a ele, isto é, ele teria trazido do Egito para a Grécia, essa ideia da importância da matemática, do significado essencial dos números.

Portanto, se tudo é determinado pelo número, então tudo é ordem.

O Universo é Cosmo, portanto, é Ordem!

Pitágoras foi o primeiro a chamar de Cosmo o conjunto de todas as coisas, por causa da ordem que nele existe.
A partir disso não se acredita numa ideia de um grande acaso universal, mas de que existe uma ordem perfeita.
O oposto do Cosmo é o Caos!

Na verdade, o Universo não é Caos, o Universo é Cosmo, é Ordem! Independentemente, que seja uma ordem do próprio Universo ou uma ordem divina e assim por diante.

E a partir dessa Ordem, por exemplo, pode-se fazer a própria ciência porque a ciência pressupõe uma ideia de repetição dos fenômenos.

Nós só podemos calcular a velocidade de um objeto caindo porque existe uma Ordem.

A lei da gravidade não muda, pois existe uma constância na natureza.

Deve-se muito ao pensamento de Pitágoras o raciocínio acima descrito!

Portanto, com os Pitagóricos o pensamento humano conseguiu realizar um passo decisivo.

Ou seja, o mundo deixou de ser dominado por obscuras e indecifráveis forças, tornando-se número, que expressa ordem, racionalidade e verdade.

Enfim, todas as coisas que se conhecem têm número e com os Pitagóricos, o homem aprendeu a ver o mundo com outros olhos, isto é, com a ordem perfeitamente penetrável pela razão.

A matemática levará o homem a uma nova etapa, ou seja, uma etapa da busca por cada vez mais delimitar, por tornar as explicações cada vez mais factíveis, próximas de uma verdade.

Os Pitagóricos não davam muita importância a linguagem escrita, a oralidade era muito forte.
Pitágoras busca no número a explicação para todas as coisas!

Por meio do estudo do filósofo pré-socrático Pitágoras, o grego começou a compreender o Universo e todas as coisas que o circunscreve por intermédio da existência de uma Ordem, abandonando qualquer ideia da existência de um Caos Universal, mas confirmando a existência de um Cosmo.

“A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo”.
Pitágoras (582 a.C. – 497 a.C.), filósofo grego e matemático.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *