Home / Mobilidade / Planejamento urbano e obras que mudam a vida das pessoas – por Marcos Monteiro

Planejamento urbano e obras que mudam a vida das pessoas – por Marcos Monteiro

Começou o sexto ano da gestão, e os resultados mostram que o prefeito Ricardo Nunes está construindo um dos melhores capítulos da história de São Paulo no que diz respeito à urbanização. A cidade não pode parar no tempo, e a transformação do território, com planejamento e infraestrutura, tem sido uma prioridade.

Os números gerais são superlativos: desde 2021, quase 10 mil obras foram entregues à população. Atualmente, mais de 1.700 estão ocorrendo ao mesmo tempo em todas as regiões paulistanas, com um investimento recorde de R$ 14 bilhões.

Na gestão atual, as intervenções de mobilidade ganharam o protagonismo necessário para facilitar o deslocamento da população e modernizar espaços deteriorados. Um exemplo importante é a implantação do BRT Radial Leste, que terá quase 10 km de extensão, ligando o Parque D. Pedro II, no centro, à Penha, com integração ao metrô e conexão com ciclovias.

Na zona sul, uma obra esperada pela população há mais de 30 anos já começou: a duplicação e requalificação da estrada do M’Boi Mirim. O projeto abrange os 6,3 km do trajeto, desde o terminal Jardim Ângela até o limite com Itapecerica da Serra, incluindo a ampliação de calçadas, o enterramento de fios e melhorias paisagísticas.

Outra grande ação na zona sul é a construção da ponte Graúna-Gaivotas sobre a represa Billings. Com 960 metros de extensão, a travessia vai reduzir o tempo de deslocamento de mais de 1 milhão de pessoas, facilitando o acesso ao terminal Grajaú e à linha 9-esmeralda da CPTM.

Também na zona sul, a construção do túnel Cecília Lottenberg, que faz parte do prolongamento da avenida Chucri Zaidan até a avenida João Dias, oferecerá uma alternativa viária à marginal Pinheiros, agilizando o trânsito na região.

Já como opção viária à marginal Tietê e ao elevado João Goulart (Minhocão), a prefeitura planeja a criação do Boulevard Marquês de São Vicente, ligando a Barra Funda ao Tatuapé, ou seja, o oeste ao leste, ao longo de 7 km de extensão, incluindo ciclovias e parques lineares.

A zona oeste já está avistando uma grande transformação viária. A Ponte Pirituba-Lapa, em construção sobre o rio Tietê, diminuirá o tempo de trajeto entre os terminais urbanos dos dois bairros, com faixas para carros, pista exclusiva para ônibus e ciclovia.

E para revitalizar o Centro Histórico, a prefeitura está propondo o Bonde São Paulo, um projeto de mobilidade sustentável com 12 km de extensão. O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), modalidade de transporte limpa, integrará terminais de ônibus, metrô e CPTM, facilitando o acesso aos principais pontos culturais e comerciais da região central.

Essas são apenas algumas das ações de mobilidade que marcam a gestão. Como sempre digo quando falo sobre os resultados alcançados pela administração, o prefeito Ricardo Nunes nos inspira a acordar cedo todos os dias e refletir sobre o que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas.

O Engenheiro Civil Marcos Monteiro é Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo.

Marcado:

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]

Deixe um Comentário