Ao completar 472 anos, esta pauliceia insólita e instigante ganhou um presente que a maioria desconhece. O PLANCLIMA, Plano de Ação Climática inteiramente revisto, atualizado e aprimorado.
Poucas cidades no Brasil dispõem de um Plano de Ação Climática. Instrumento essencial em tempos de fenômenos extremos, gerados por nossa inconsequente relação com a natureza.
São Paulo, desde 2021, dispõe desse Plano de Ação elaborado com o auxílio do C40, organismo que congrega as mais importantes cidades do planeta e que propõe atenção especial em relação às consequências da resposta da natureza depois de incessantes maus tratos perpetrados pela sociedade consumista, materialista e egoísta.
O PLANCLIMA para 2026 e os anos vindouros continua ambicioso: chegar à netZero em 2050, ou seja, uma cidade sem emitir os gases pestilentos causadores do efeito-estufa. Para isso, é preciso conscientizar toda a população. Ela pode fazer muito no sentido de tornar São Paulo a cidade mais resiliente, mais verde e mais agradável do mundo.
Bastaria, para começar, consumir menos, desperdiçar menos e descartar corretamente. Bastaria separar aquilo que é orgânico e que pode se tornar a imprescindível energia elétrica e os resíduos secos, que devem ser reciclados, de acordo com a economia circular e logística reversa.
Depois, plantar mais árvores. O projeto do Prefeito Ricardo Nunes de cobrir São Paulo de novas espécies arbóreas, todas nativas da Mata Atlântica, não é proposta paisagística. É um compromisso com a saúde pública. É fazer com que os paulistanos vivam mais e se conscientizem de que a melhor amiga do ser humano é a árvore. A melhor tecnologia de redução da temperatura e de reequilíbrio do regime de chuvas, na palavra do nosso mais celebrado cientista, o Professor José Goldemberg.
Procure conhecer o PLANCLIMA e veja o que você pode fazer para torná-lo uma política pública assimilada e prestigiada pelo povo, o destinatário único de tudo aquilo que a gestão Ricardo Nunes faz pela maior cidade do Brasil.
*José Renato Nalini é Secretário Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.












