Vai passar, mas até enquanto não chegar lá o Rio Grande do Sul precisa da ajuda, de muita ajuda de todos, indistintamente. Os espaços dos veículos de comunicação revelam ao mundo, a todo instante, recortes da tragédia, que se abate sobre aquela região, com mortes, desespero, perdas irreparáveis, abatimento moral e prejuízos financeiros incalculáveis – um verdadeiro apocalipse.
A corrente de solidariedade a favor povo gaúcho uniu o povo brasileiro, assim como entidades e autoridades. Mas, agora já ultrapassa fronteiras. A mais recente delas é formada pelos ex-alunos gaúchos, da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, que sensibilizaram o centenário estabelecimento de ensino a criar movimento de solidariedade global, por meio do seu Global Center, que tem, entre suas 11 sedes uma que no Rio de Janeiro.
Essa iniciativa partiu desses brasileiros formados pela universidade novaiorquina por meio do Columbia Alumni Association Sul. E quem são esses ex-alunos brasileiros da Universidade de Columbia? Resposta: são todos empresários, executivos com postos de comando em organizações nacionais e internacionais e até na política; aliás, o Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul é formado por essa universidade.
Estamos falando de um seleto grupo de cerca de mil a dois mil profissionais bem-sucedidos que deixaram seu dia a dia para defender a causa do povo gaúcho. O objetivo é ajudar na reconstrução do Estado. As primeiras iniciativas, sob a bandeira da Universidade de Columbia, eles iniciaram ações de mobilização em todo o mundo em torno da causa, assim como estão arregimentando forças junto a empresas de transportes e fornecedores de artigos de primeiras necessidades para doar aos desabrigados.
Eles não aceitam donativos em dinheiro, mas por meio dos seus conhecimentos e expertises indicam os caminhos para que recursos financeiros sejam empregados em favor da reconstrução do Rio Grande do Sul. Esse movimento de solidariedade global conta, para ações com o apoio do Instituto Florestal de Porto Alegre e da respeitada Brazil Foundation.