O futebol brasilero terá dois representantes na fase quartas-de-final do Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos. Entre os oito clubes classificados, dois são brasileiros: Palmeiras e Fluminense. Ambos jogam nesta sexta-feira, dia 4 de julho. Às 16 horas o Fluminense encara em Orlando, o surpreendente Al Hilal, da Arábia Saudita, primeiro clube árabe a participar desta fase da competição.
O tricolor carioca, dirigido pelo competente Renato Gaúcho, parece mais perto da vitória. Mas esperem que o jogo seja fácil. O Al Hilal mostrou até agora ter um time bem armado que conta com alguns jogadores de excelente nível técnico. Se não jogar tudo o que sabe, o representante brasileiro pode ser desclassificado.
O Palmeiras, por sua vez, joga às 22 horas, na Filadélfia. O time de Abel Ferreira não tem feito grandes exibições, mas tem jogado o necessário para ganhar os pontos necessários para se classificar. O problema nesta sexta é que dois importantes titulares da defesa verde estarão fora. O qualificado Gustavo Gomes, que é também o capitão do time, e o lateral esquerdo Piquerez que, além de excelente marcador, é quem cria as melhores jogadas do ataque palmeirense pelo setor esquerdo. Os substitutos destes dois gigantes da defesa verde, não tem a mesma experiência e qualidade daqueles dois. Isso pode ser altamente negativo para o único clube paulista desta competição.
Detalhe: se Palmeiras e Fluminense vencerem seus jogos, serão adversários nas semifinais, terça-feira que vem.
No sábado, dia 5, mais dois jogos completam as quartas-de- final do Mundial de Clubes da FIFA. Às 13 horas, o PSG disputa um super clássico europeu contra o Bayern de Munique. São dois gigantes do futebol da Europa e do mundo. Em tese, não há um favorito destacado.
Mas devemos lembrar que o clube francês venceu a Champions League deste ano e entre as equipes européias é hoje a mais forte. Em razão disso, mesmo respeitando a qualidade técnica do Bayern, que voltou a jogar o que sabe, diria que o PSG está um pouco mais perto da vitória (aliás, eu o considero o principal favorito ao título deste mundial). Às 17 horas, o Borussia Dortmund, da Alemanha encara o gigante Real Madrid (que voltou a jogar o que sabe e pode!). O clube alemão é bem armado, tem alguns jogadores de ponta, mas não dá para comparar com o time espanhol.
Mas é bom lembrar que, em futebol, em alguns momentos, o time que parece ser inferior, ganha a partida. Que o Real se cuide. Assim que esses jogos terminarem, já teremos em mãos os nomes dos quatro clubes que irão disputar as semifinais deste Mundial.
Torço para que Fluminense e Palmeiras façam um dos jogos desta penúltima fase do torneio. A grande final será domingo, dia 13, às 16 horas, em New Jersey. O próximo Mundial de Clubes,segundo a FIFA, deve acontecer em 2029. O Brasil já é candidato á promovê-lo. Torço para que nosso País seja o escolhido.