Home / Tecnologia / Sustentabilidade digital é solução – por José Renato Nalini

Sustentabilidade digital é solução – por José Renato Nalini

A sustentabilidade é um comando imperativo se quisermos preservar a vida no planeta. As emergências climáticas estão mostrando que vieram para ficar e para transformar nossos hábitos. É impossível permanecer inerte, quando vendavais e chuvas inclementes causam enchentes, inundações e mortes, e são sucedidas por secas fatais, com ondas de calor matando mais do que as de frio.

A cidadania precisa se preocupar com isso e colaborar com o Poder Público, atento àquilo que pode e deve fazer para proteger todas as pessoas, principalmente as mais vulneráveis.

A juventude pode colaborar com alternativas inteligentes, mediante o uso da IA – Inteligência Artificial. Há bons exemplos, na capital e no interior. São Paulo, em parceria com Copenhague, implanta projeto de eficiência energética em seus prédios. Pretende substituir a energia convencional por solar, nas escolas e unidades de saúde.

Americana evitou o uso de 96 toneladas de papel com a digitalização dos processos municipais. Para produzir o papel economizado, seriam necessários 50 milhões de litros de árvore e três mil árvores. Nova Odessa ganhou o Selo Verde-Azul do Estado, também digitalizando os processos. Também otimizou o uso de energia na infraestrutura digital da cidade. em vez de centenas de computadores ligados o tempo todo, mediante campanhas de conscientização e gerenciamento remoto, que desliga máquinas inativas no período noturno, o município reduziu o consumo de energia, economizou e reduziu a pegada de carbono.

Os jovens algorítmicos têm ideias que precisam ser disseminadas e implementadas para que a sustentabilidade esteja em todos os quadrantes da gestão pública e da vida privada. É a solução para este mundo tão poluído e tão hostil a qualquer espécie de vida. A natureza precisa de todos nós!

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo.

Marcado:

Deixe um Comentário