Na liderança da eletrificação da frota de ônibus em todo o Brasil, São Paulo prossegue na rota da desfossilização, para que a sociedade humana tenha um futuro mais digno.
Por determinação do Prefeito Ricardo Nunes, várias Secretarias Municipais, como a SECLIMA, Relações Internacionais e Inovação, estão em tratativas com o grupo C40, que já colaborou na elaboração do PlanClima, o Plano de Ação Climática Paulistano, em vigência há mais de quatro anos, para novas saudáveis investidas.
Agora é com o projeto Laneshift, em parceria com o The Climate Piedge, cofundado pela Amazon e pela Global Oprimism em 2023. É iniciativa internacional para descarbonizar caminhões de carga nos países em desenvolvimento.
É constatável que o transporte rodoviário de mercadorias é nociva fonte de poluição atmosférica. Enfrentar o problema é um enorme desafio. Imprescindível engajar a todos: o governo, a sociedade, o empresariado, a Academia. A Laneshift acelera o desenvolvimento de infraestrutura de veículos elétricos e trabalha com governos municipais, empresas e instituições financeiras para superar obstáculos de infraestrutura e financiamento. O projeto fornece assistência técnica para que as cidades ofertem incentivos de frete com emissão zero. Já existe disponível a tecnologia limpa, com caminhões elétricos e a demonstração real, a partir de evidências. Na primeira reunião para futura elaboração de um convênio, participaram, ao lado e em conjunto com os Secretários Municipais, o Diretor de implantação do C40 para a América Latina, Gabriel Tenenbaum e o Gerente de Relações Públicas da instituição, Thiago Vieira.
Boas novidades no horizonte da maior cidade do Brasil.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.











