Os seres vivos, incluindo os humanos, têm grande quantidade de água nos seus organismos.
Nós somos cerca de 80% de água quando crianças e 65% quando adultos.
Ou seja: água e vida são sinônimos.
O Planeta Terra é composto de 70% de superfície de água e 30% se terra.
Água doce é 2,5% da água do mundo.
A população do mundo beira a 8 bilhões de pessoas e o consumo de água per capita por dia é muito variável. Nos EUA é de 214 litros, no Brasil é 140 litros por pessoa.
Daí, veja a imensidão de litros de água doce consumida só pelos humanos.
Além disso, temos o uso na agricultura, na indústria, nos serviços e agora o enorme consumo com a Inteligência Artificial.
Ainda temos o agravante do consumo irracional dos recursos hídricos. Poucos praticam o reuso da água, recolhem água da chuva em seus domicílios, têm a prática de economizar nos banhos e outros usos.
Enfim, nós humanos, usamos e abusamos do uso da água, num consumo enorme, desplanejado e perdulário.
Só como um exemplo, cerca de 30% da água encanada fornecida no Brasil, se perde no caminho da torneira.
Agora, além do imenso valor do consumo, do desperdício e do descaso, temos novos fatores que agravam a situação.
Nos tempos atuais, com o fenômeno do aquecimento global e as consequentes mudanças do clima, mudou também o regime das chuvas
Dessa maneira, ao mesmo tempo que temos precipitações pluviais, violentas em alguns locais, temos também estiagens prolongadas em outros.
Veja os exemplos de tempestades violentas no sul do Brasil, América Latina, na Europa, Ásia, EUA, no Oriente Médio, e outros cantos.
Da mesma forma vivemos estiagens cruéis, como é o caso do Nordeste da África, onde já faz vários anos que não chove, no Sudeste do Brasil e no Irã, onde se cogita mudar a Cidade de Teerã de local, pela falta crônica de água.
Só quem está sofrendo o problema sabe o que é viver sem água. É impossível!
Alguns países estão usando tecnologia para produzir água, como as chuvas e a dessalinização da água do mar, que tem seus senões, como por exemplo, onde jogar o sal, sem causar desequilíbrio ambiental.
Na verdade, antes de tudo, deveríamos avançar nas medidas globais de combate e prevenção do Aquecimento Global para frear o avanço das Mudanças Climáticas.
E fazer um grande pacto mundial para o uso racional da água, seja no consumo individual, como no coletivo.
No caminho que estamos seguindo, do comportamento humano, esse pacto é bastante difícil.
Mas não temos outra escolha.
Além de usar todos os meios científicos e tecnológicos para produzir e proteger a água, teremos que mudar o comportamento dos humanos, que acham que a Mãe Natureza é infinita para nos oferecer a vida. Não é!












