O verão é sinônimo de esportes e atividades físicas ao ar livre, sejam terrestres ou aquáticas, mas sem dúvida chama a atenção, a estreia feliz dos presentes do Natal e mais nada! A maioria pouco se preocupa com aspectos da saúde e do seu preparo físico.
A prática físico/esportiva é um lazer sempre bem-vinda, e se espera que seja realizada de forma correta na técnica (evitando lesões do mau uso), e sem sacrifícios pelo preparo físico inadequado. Cada um deve saber seus limites e nunca os ultrapassar, a maioria das lesões decorrem dessa falta de cuidado. A ordem é se cansou ou sentiu algum mal-estar, pare!
Interessante que no evento esportivo mais badalado do fim de ano, a corrida de S Silvestre, a forte divulgação da regra básica de cuidados, ou seja caso sentir falta de ar, dores no tórax, no corpo ou nas articulações, sentir aceleração do coração ou palpitações, ter tonturas ou desmaio você deve suspender o que estiver fazendo e procurar ajuda, serviu como regra para muitos esportistas, que tiveram a desidratação como causa mais comum do mal estar.
Desde o praticante de futebol entre amigos até o surfista, passando pelo ciclista e corredor todos devem seguir um mínimo de cuidados. Parece lógico, mas exercícios e esportes num verão forte, necessitam da reposição de líquidos com mínima ingestão de bebidas alcoólicas, pois elas podem desidratar mais ainda.
HIDRATAÇÃO e BEBIDAS ALCOÓLICAS
Certamente uma resposta está na ponta da língua, beber cerveja evita desidratação. Errado! O álcool tem ação diurética (mas não é remédio). Sabe-se que bebida alcoólica tecnicamente desidrata, por exemplo, para cada litro de cerveja bebido, a diurese aumenta entre 20 a 30% mais, isto é 1,2 a 1,3 litros.
A hidratação deve ser feita com água mineral ou água de coco ou isotônicos. Vale lembrar que os isotônicos não são refrigerantes e o recomendável é bebê-los, nunca antes, mas logo após a pratica esportiva e com o cuidado que está no rótulo para diabéticos e hipertensos (nunca se deve dá-los a crianças e gestantes).
DICAS para o VERÃO
1-Consumir líquidos abundantemente (limitar os alcoólicos)
2-Protetor Solar com frequência a cada 2h
3-Proteger-se com roupas leves, boné e óculos
4-Alimentos leves
5-Esportes: 60 minutos preferencialmente antes das 10hs e após as 17hs;
6-Respeitar os seus limites orgânicos
Nabil Ghorayeb CREMESP15715 @nabilghorayeb
Cardiologista e Médico do Esporte